A importância da gestão de dados para o negócio

gestão de Dados para o negócio
6 minutos para ler
Tempo de leitura 6 min

A gestão de dados para o negócio se refere ao desenvolvimento de processos, políticas, arquiteturas, tarefas e práticas com a finalidade de orquestrar toda as informações recebidas e geradas dentro de uma empresa.

Sua importância cresceu bastante nos últimos anos, uma vez que as companhias estão mais sujeitas a um número maior de regulamentações de compliance, um volume maior de dados e vulneráveis a ataques à segurança dos dados, como os sequestros e roubos.

A tendência é que, nos próximos anos, essa situação fique ainda mais crítica, pois as grandes consultorias têm estimado que a quantidade de dados gerados até 2020 crescerá 29 vezes. Além disso, praticamente todos os negócios contarão com ferramentas de Business Intelligence e Big Data, como os ERP, os BPA, os CRM etc.

Se você quer entender um pouco melhor esses cenários, continue a leitura!

Quais são as áreas contempladas na gestão de dados?

De acordo com a Universidade da Califórnia nos EUA, uma estratégia eficiente deve conter as seguintes ferramentas:

Qual a importância da gestão de dados para o negócio?

Evitar falhas e desperdícios

Um gerenciamento de dados efetivo minimiza a possibilidade de erros gerados pelo constante fluxo de informações dentro de uma empresa. Afinal, a cada ação de copiar e colar, transpor números para planilhas, criar e converter documentos, a possibilidade de falhas aumenta.

Além disso, caso sua empresa utilize estratégias de Big Data e Business Intelligence, será necessária uma política de gestão de dados capaz de:

  • atribuir papéis e funções para cada membro da equipe de TI;
  • definir restrições de acesso aos dados, pois é essencial manter os dados estratégicos protegidos para evitar roubo ou sequestro de dados;
  • eliminar processos redundantes,
  • permitir que as informações importantes cheguem efetivamente a quem tomará as decisões da empresa.

Por fim, a gestão de dados ainda ajuda a sua empresa a identificar em quais processos e tarefas há mais desperdício. Desse modo, é possível analisar quais deles podem ser excluídos por meio de informações confiáveis que levam em conta os resultados, a produtividade e a eficiência.

Com isso, será possível cortar o desperdício em diversas áreas, desde o papel para a impressão até os custos com recursos humanos.

Ganhar vantagem competitiva

Hoje em dia, todas as empresas de sucesso utilizam a análise de dados para obter destaque no mercado. Entretanto poucas delas ainda têm uma política consolidada para a gestão desses recursos, e isso gera um atraso muito grande.

Sua companhia pode aproveitar essa deficiência dos concorrentes para ganhar vantagem competitiva no mercado.

A gestão de dados vai otimizar as informações estratégicas úteis que você extrai de cada análise. Assim, sua empresa poderá cortar custos nessa área, além de elaborar campanhas de marketing e reformulações de processos mais eficientes.

Melhorar a qualidade e a confiabilidade dos dados

Um melhor gerenciamento ajuda a melhorar a qualidade dos dados, pois serão instituídos alguns padrões de aceitação dentro da política da sua empresa. Logo, seus funcionários terão parâmetros para determinar se as informações ou análises estão em conformidade com o que os tomadores de decisão esperam.

Gerar uma atitude operacional

No mundo empresarial, a velocidade com que uma decisão é tomada é um fator crucial para determinar o sucesso no mercado. Caso um negócio demore muito para reagir a alguma mudança de cenário, como o surgimento de um concorrente ou, mesmo, de uma oportunidade, os danos podem ser irreparáveis, podendo causar a temida falência.

A gestão de dados permite que os funcionários sejam notificados sobre as mudanças no mercado e na concorrência. Um bom sistema de gerenciamento, portanto, torna a comunicação mais fluida e reduz os ruídos.

Desse modo, assim que um executivo ficar sabendo de alguma informação privilegiada, ele pode compartilhar com sua equipe de ciência de dados para que eles façam novas análises e permitam uma ação precoce da empresa.

Criar uma cultura empresarial baseada em indicadores

Atualmente, estamos saindo de um modelo de gestão pessoal, em que a intuição dos gestores é o principal motor das decisões da empresa.

Uma cultura empresarial baseada em indicadores de produtividade e de resultados é a solução ideal para o desenvolvimento dos seus negócios, pois permite uma análise real da situação. Os indicadores mostram em que direção seu negócio deve mudar.

Eliminar informações redundantes

Outro benefício da gestão de dados é que ela permite que sua organização evite informações redundantes. Com informações armazenadas em um banco de dados unificado garante que você não tenha colaboradores fazendo uma mesma pesquisa, análise ou tarefa já concluída anteriormente por outro.

Aumentar a produtividade

Caso os dados sejam adequadamente geridos, atualizados e otimizados, um acesso mais célere a todos será possível, aumentando a produtividade.

Quanto mais imprecisos e mal geridos, maior é o número de erros. Isso drena muitos recursos da sua empresa, pois muitos colaboradores gastarão muito tempo em uma atividade que não será reaproveitada e precisará ser refeita.

Ademais, um bom gerenciamento de dados fará com que seus funcionários encontrem e compreendam os dados mais rapidamente. Isso ajuda a validar todas as conclusões e resultados que eles terão durante a análise. Assim, as informações são facilmente compartilhadas entre as equipes e os tomadores de decisão.

Qual a importância de ter profissionais qualificados na área?

Finalmente, não podemos deixar de falar da importância de profissionais qualificados na área de dados e TI. É preciso contar com uma equipe especializada no assunto, que tenha realizado graduação, pós-graduação e cursos específicos.

Além disso, uma experiência ampla é essencial para garantir que a equipe de TI e dados tenha todas as habilidades necessárias para manipular vários sistemas diferentes e interpretar os dados.

Muitas empresas deixam essa tarefa para amadores e se arrependem, pois, à medida que novas tecnologias surgem, aumenta-se a complexidade e eles não conseguem manter uma boa produtividade.

Por isso, você não pode negligenciar jamais a importância da gestão de dados para o negócio. Afinal, todos os seus concorrentes estão investindo bastante na área. Cada dia sem uma estratégia nesse sentido representa, portanto, uma perda de oportunidades e, futuramente, seu modelo empresarial pode se tornar obsoleto.

Quer evitar que esse cenário catastrófico ocorra? Então, não deixe de compartilhar o nosso post nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin!
Você também pode gostar
-
Scroll Up