Ciberataques: como evitar?

6 minutos para ler

O ciberataque é um dos desafios que vêm com a transformação digital. Mas não adianta, ou você tenta vencê-lo ou sua empresa não consegue se digitalizar.

Então, a melhor forma de vencer um inimigo é conhecê-lo. Ir direto no ponto fraco, fechar as brechas e saber exatamente como ele atua são algumas das melhores estratégias.

Por isso, montamos um post para servir de norte para você e sua empresa conseguir combater esse problema na raiz. Entenda quais são os principais tipos e as melhores formas de evitar. Siga!

O que é um ciberataque?

Um ciberataque é um conjunto de ações coordenadas, no intuito de invadir uma base de dados e causar danos e prejuízos. Quando estabelecido, esse tipo de ataque gera problemas como:

  • anulação de serviços;
  • roubo de dados e informações;
  • sequestro;
  • chantagens.

Quais os principais tipos de ciberataque?

Vamos agora aos principais tipos de ciberataques. Há diversas modalidades na internet, no entanto, essas são as mais comuns, por isso, é fundamental conhecê-las e aprender a combater. Acompanhe!

Phishing

A prática de phishing se refere ao envio de mensagens enganosas para colher dados pessoais, bancários ou estratégicos. É uma mensagem praticamente idêntica a um envio original, no entanto, tem mecanismos ocultos que auxiliam na invasão e no roubo de dados.

Como prevenir?

Uma boa prática é verificar minuciosamente todos os elementos do email como o nome do destinatário, erros de português no corpo do texto, anexos com extensão .zip ou .exe, ou qualquer outra condição suspeita.

É bom que todos os usuários sejam treinados para identificar essas distorções que normalmente são sutis. Então, deve-se marcar a mensagem como spam, e nunca baixar nenhum anexo. Outras práticas para prevenir phishing abrangem:

  • observar o link ou domínio a ser acessado;
  • identificar se há o “HTTPS” no início da URL;
  • atestar a confiabilidade do site
  • revisar regularmente as contas; dentre outras.

Malware

Já um malware é um software malicioso, formado por vírus e programas do tipo worms. É um tipo de ciberataque que explora bastante as fragilidades da rede para invadir o sistema. Dentre as principais consequências, destacamos:

  • instalação de softwares maliciosos no sistema;
  • bloqueio de acesso a funcionalidades e canais fundamentais (também conhecido como ransomware); e
  • furto de dados (também conhecido como spyware).

Como prevenir?

Nesse caso, além das práticas preventivas e prudência na abertura de e-mails, a empresa deve contar com sistemas antivírus e outros utilitários de proteção de dados.

Além disso, é importante manter sempre os aplicativos atualizados, fazer verificações regularmente, não utilizar Wi-Fi aberto, realizar backups de segurança, dentre outras práticas.

Injeção de SQL

Uma injeção de SQL (Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada) refere-se à inserção de códigos maliciosos em servidores que usam essa funcionalidade.

Após essa ação, o hacker força o usuário a revelar informações sensíveis ou estratégicas Quando chega a esse nível, fatalmente, o invasor já enraizou seus acessos e nem sempre é recomendado ceder e fornecer as informações.

Como prevenir?

A melhor prevenção nesse caso é aumentar ao máximo os níveis de proteção para impedir esse tipo de invasão. Além disso, todas as soluções empresariais adquiridas devem ter alto nível de segurança. Algumas das melhores dicas para prevenir esse tipo de ataque se referem a restringir permissões:

  • ao nível de database;
  • ao sistema operacional;
  • ao nível de instância; além de
  • identificar consultas dinâmicas.

Ataque de Negação de Serviço (DDoS)

DDoS significa Distributed Denial of Service ou Ataque de Negação de Serviço em português. A intenção desse tipo de ciberataque é saturar os sistemas, esgotar os recursos e consumir a largura de banda.

O objetivo é incapacitar o sistema por completo. Para isso, os hackers utilizam dispositivos especificamente desenvolvidos para esse tipo de ataque.

Como prevenir?

Algumas medidas paliativas e de prevenção, além do treinamento de pessoal para lidar com essa situação são algumas das melhores práticas adotadas para prevenir o Ataque de Negação de Serviço. Ações realmente eficazes envolvem:

Quais as melhores práticas para evitar ciberataques?

Além de conhecer os tipos de ciberataques, é bom também adotar práticas preventivas para aumentar o nível de proteção. Veja agora algumas das melhores ações.

Faça atualização constante

Frequentemente, os dispositivos e softwares devem ser atualizados. Sempre que é detectado um bug ou falha na segurança, os desenvolvedores reformulam os mecanismos do software para impedir ataques.

Logo, se você não tem essa prática bem definida e recorrente, fatalmente está aumentando gradativamente os riscos de sofrer um ciberataque em sua rede.

Crie perfis de usuário

Pense nos privilégios dos usuários da rede. Logicamente, alguns perfis não devem ter acesso a determinadas informações e funcionalidades. Ainda nesse raciocínio, o uso de dispositivos pessoais para acesso à rede empresarial deve ser bem controlado para evitar brechas de ataque.

Faça monitoramento

Um sistema de monitoramento também amplia o nível de segurança de uma rede. Dá para identificar comportamentos suspeitos, ações incomuns e antever ações com essa prática.

Habilite o filtro antispoofing

O filtro antispoofing é outra prática importante no combate aos ataques cibernéticos. Essa funcionalidade identifica pacotes maliciosos e bloqueia o acesso à rede interna.

Estabeleça uma política de segurança

Uma política de segurança de dados é uma ação mais abrangente e inteligente a ser tomada. Ao fazer isso, é provável que todas as práticas anteriores, juntamente com outras relevantes para o negócio, sejam adotadas definitivamente, além de treinamentos de colaboradores e superiores e maior investimento em segurança.

Por que a FábricaDS é a melhor parceira para evitar esses ataques?

A FábricaDS é uma empresa totalmente voltada para potencializar negócios. Atuamos em diversas frentes tecnológicas para otimizar projetos e temos a segurança cibernética como prioridade em todas as aplicações. Dentre as principais soluções empresariais, destacamos:

Se você leu o artigo até aqui, agora tem um ótimo trunfo contra esses aplicativos maliciosos. Não deixe de colocar o conhecimento em ação e eliminar de uma vez por todas todos os riscos do negócio.

Conheça nossas soluções e entenda como elas potencializam as proteções contra um ciberataque!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-