Como a criação de um app pode melhorar o meu negócio?

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Nos últimos anos, temos visto um fenômeno chamado de transformação digital. Ele se refere ao processo em que as empresas têm movido grande parte de suas operações para o mundo digital e revolucionado suas estratégias com as mais novas tecnologias. É aí que entre um ponto essencial: a criação de app.

Com um aplicativo, você poderá mudar a forma como você atrai, engaja e fideliza clientes. Assim, você abre todo um leque de possibilidades para melhorar seus resultados e incrementar a vantagem competitiva.

Esperamos que você goste do post!

Por que criar um app para o meu negócio?

Atualmente, grande parte dos seus clientes em potencial realiza praticamente todas as suas ações por meio de celulares. Lá estarão o acesso aos bancos, os aplicativos de e-mail, a comunicação por WhatsApp e a comunicação por ligações telefônicas. Portanto, utilizando um aplicativo, você pode aumentar o seu alcance enormemente, estando praticamente onipresente na vida deles.

Por isso, não há empresa, hoje em dia, que não esteja desenvolvendo sites mais responsivos para os clientes, criando plataformas digitais e apostando nos multichannel. Dessa forma, a cada dia que você negligencia sua presença digital, você está perdendo espaço para a concorrência.

Um dos ramos que foi completamente tomado por essa tendência foi o das consultas médicas. Geralmente, muitos pacientes deixavam de realizar consultas, pois não conseguiam contatar os médicos para marcar horários.

Atualmente, os aplicativos permitem que os pacientes vejam os horários disponíveis dos seus médicos e marquem as consultas sem o intermédio de uma secretária. Isso traz duas vantagens: redução de custo com recursos humanos, além de deixar o cliente mais propenso a marcar uma consulta, visto que o app estará sempre lá o atraindo.

Não podemos esquecer ainda que os aplicativos trazem uma vantagem competitiva enorme para você. Se você tem somente um site responsivo, provavelmente o cliente vai encontrá-lo no Google e haverá muito mais concorrência nos resultados de busca.

Com um aplicativo, ele acessa diretamente o seu app sem visualizar informações que possam distraí-lo. Além disso, se você contratar um bom fornecedor, ele poderá aplicar técnicas de SEO para que o aplicativo seja facilmente encontrado em uma busca do Google.

Vale a pena citar ainda que o aplicativo deixa a empresa mais próxima do seu cliente, pois ele pode trabalhar com recursos e funções mais próximas do aparelho, por exemplo:

  • GPS ativado, quando ele estiver próximo ao estabelecimento;
  • notificações push, para avisar sobre novos produtos ou promoções;
  • visualização, pois há um ícone mais visível e de fácil acesso ao usuário.

?Ademais, ele poderá integrar o seu app com outros, como as redes sociais e o WhatsApp, que permitem compartilhamento. Desse modo, você pode aumentar exponencialmente seu alcance.

Quais os principais benefícios da criação de um app próprio para seu negócio?

Fornecer mais valor aos seus clientes

Para ter sucesso nos negócios, a reciprocidade com os clientes é essencial. Vocês precisam estar na mesma página: você oferece um produto ou serviço e ele dispõe do próprio dinheiro para comprar algo que é valioso para ele. É a lei da oferta e demanda!

Por isso, aumentar a interação deles com o seu negócio é uma das melhores medidas para aumentar as vendas. É preciso sempre agregar valor para que ele sinta que não poderá obter o seu conjunto de produtos e serviços em outro lugar.

Um app pode mudar completamente a forma como um consumidor enxerga a sua empresa. Por exemplo, fazer um programa de fidelidade mobile é uma ótima ideia. Na medida em que ele comprar o seu produto, você vai oferecendo pontos que se convertem em descontos ou vantagens.

Você pode enviar notificações por meio do app, informando sobre promoções e novidades no programa de fidelidade. Além disso, você pode dar alguns pontos somente pelo fato de ele manipular o app após suas notificações. Com isso, ele criará o hábito de acessar seu app e ficará mais sensível a realizar uma compra.

A rede de supermercados Extra tem feito isso e está usando seu aplicativo móvel para oferecer recompensas exclusivas nesse canal em um clube de assinantes. Desse modo, os clientes se sentem privilegiados e dão preferência a ela.

Construa uma marca mais forte

Construir uma marca forte tem tudo a ver com identidade. Quanto mais elementos sua empresa produzir para se diferenciar dos concorrentes, mais ela será reconhecida. Uma das vantagens principais que um aplicativo oferece aos clientes é justamente a conscientização da sua marca. À medida que você se comunica mais com eles, você está fomentando a confiança.

Quanto maior a confiança, maior a probabilidade de eles se persuadirem por suas campanhas de marketing posteriores. Com um app, você mostra por que eles devem confiar em você, em vez de simplesmente dizer isso em campanhas visuais.

Aumentar os lucros

Agora, vamos aos números que mais interessam. Anteriormente, você viu vários efeitos positivos do app. Mas e aí? Como isso vai se tornar lucro? Para isso, devemos começar com uma pesquisa da Salesforce, que mostra que 70% das experiências de compra são determinadas pela forma como os clientes são tratados. Um app mostra que você dá prioridade a eles, o que se converte em mais vendas.

Nos EUA, no ano passado, de acordo com dados da Techcrunch.com, cerca de 35% das vendas na Black Friday foram realizadas por meio de dispositivos móveis. Além disso, a rede de pizza Domino’s foi capaz de aumentar 28% dos lucrosao criar um app próprio com opção de vendas online.

Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam para desenvolver um aplicativo próprio?

O primeiro passo — e o mais importante — é definir o escopo do aplicativo e decidir quais são as ferramentas que ele deverá conter. Afinal, a lógica não é “quanto mais, melhor”. Certamente, haverá várias ferramentas inadequadas para o seu modelo de negócio e você não precisa investir nelas.

O segundo passo é escolher a melhor forma de desenvolver o aplicativo, pois existem várias e elas precisam ser levadas em conta para tomar a decisão de concretizar o projeto do aplicativo. Por exemplo, você pode contratar uma empresa terceirizada para fazer todo o serviço, empregar temporariamente um desenvolvedor ou, mesmo, inserir no seu quadro de funcionários uma equipe de TI voltada para o desenvolvimento de apps.

Depois, será o momento de compreender o perfil do público e dos usuários em potencial, pois cada grupo tem hábitos de acesso diferentes. Por exemplo, não adianta fazer uma aplicação excelente somente para o Android, se a maioria dos usuários chegará utilizando o sistema do iPhone, o iOS.

Seu negócio provavelmente não vai ter essas informações, que são extremamente relevantes para escolher a melhor solução. No entanto, empresas terceirizadas especializadas em desenvolvimento de apps serão capazes de obter essa informação com facilidade. Portanto, a tarefa de criação de app fica muito mais facilitada e segura.

E aí, você percebeu como os aplicativos móveis estão se tornando parte essencial dos negócios? Então, não deixe de entrar em contato conosco para lhe propormos um projeto empolgante!

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