DevOps facilita a Transformação Digital dos softwares e processos da sua empresa

6 minutos para ler

O DevOps visa uma parceria entre desenvolvedores e profissionais de operações de TI.

A palavra DevOps vem da união entre o termo “Dev”, que remete ao time de desenvolvimento e o “Ops”, que remete ao time de operações.

Bases do DevOps

Para haver uma base sólida para essa programação se faz necessário um sistema de apoio a esta cultura de trabalho, composto de três elementos fundamentais para o crescimento do DevOps: automação, monitoramento e comunicação.

A Automação

A automação é fundamental pois permitirá um ganho de produtividade em toda a esteira de desenvolvimento. A esteira ou o pipeline compreendem todas as etapas, desde o empacotamento da solução até os testes e o deploy nos ambientes.

O Monitoramento

Ao capturar, categorizar e analisar dados e logs gerados tanto pelos aplicativos como pela infraestrutura, é possível compreender como as atualizações afetam os usuários.  Isso ajuda a identificar  as causas raiz dos problemas ou das alterações. Como os serviços devem estar disponíveis 24/7 e a frequência de atualização do aplicativo e da infraestrutura aumenta, o monitoramento ativo torna-se cada vez mais importante. 

O Treinamento de sua equipe

De nada nos vale um sistema de ponta se não existem profissionais capazes de utilizá-los. Sendo assim, investir em seus funcionários é de suma importância.

Acesso a relatórios

Aqui, apontaremos de maneira exata a necessidade de informações que darão base aos funcionários e aos desenvolvedores, pois diversas vezes o erro de uma equipe é fruto dos usuários.

Como seria possível saber quais os erros do sistema se seus funcionários não dispusessem de informações sobre as falhas? Ou como os desenvolvedores sanariam os bugs desconhecendo sua existência?

Compreender que o compartilhamento de informações é o caminho mais fácil para a melhoria do processo é uma das quebras culturais que precisamos adotar. Isto é o ponto central do DevOps. 

Os Commits

Por aumentar e facilitar a troca de informações entre os envolvidos no desenvolvimento de um sistema, o DevOps favorece ou agiliza a correção de erros e a subida de novas funcionalidades. Isso acarreta em uma quantidade muito maior de commits e geração de pacotes para avaliação dos usuários.

Vantagens do DevOps

Um dos grandes benefícios do sistema DevOps é a integração entre a equipe, com acesso à mesma informação, igualando o conhecimento dos grupos. Assim, se localizam as possíveis falhas e se descobrem mais rapidamente as necessidades de melhorias.

Por estarmos lidando com um sistema quase orgânico, é sempre possível que este ou outro usuário aponte a similaridade dos programas e como eles poderiam se apoiar para um melhor resultado do todo.

A automação dos processos é um conceito primário dos DevOps, embora acabem sendo negligenciados. É necessária uma atenção especial a esse fator, sem o qual nada será possível, pois a base deste sistema orgânico vem do fato do sistema autossustentável.

Como utilizar o sistema DevOps

O DevOps dependerá da aceitação de uma nova cultura de trabalho, que durante o tempo se provará eficaz e eficiente e atenderá as expectativas atuais das áreas de negócio. O grande desafio ao se implantar o DevOps é garantir que a comunicação entre os envolvidos flua de maneira rápida. Com isto, todos os envolvidos estarão sempre a par do que está ocorrendo e toda a decisão terá um tempo de execução menor.

Do ponto de vista das automações, a utilização de ferramentas adequadas se fazem necessárias. Não ter agilidade na esteira de desenvolvimento é um erro grave. O mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico e exigindo respostas rápidas. Subir uma correção ou uma nova funcionalidade, no menor tempo possível, são requisitos do mundo contemporâneo. Portanto, investir em ferramentas é condição necessária para o sucesso do DevOps.

A Mudança da cultura

A mudança cultural é um dos fatores de risco do DevOps. Toda mudança de paradigma gera resistência por parte das equipes. O patrocínio precisa vir dos tomadores de decisão e sempre acompanhado de evidências de que o modelo proposto irá melhorar também o trabalho das pessoas.

DevOps, mais que tecnologia

Embora estejamos lidando e falando de adventos tecnológicos, não se trata só disso. É imprescindível o fator humano, já que esse programa liga opinião, dando-lhe relevância, que não seria nada sem os profissionais de TI. É necessário que engaje de maneira saudável seus colaboradores, para trazermos o melhor de cada um deles.

Processos mais simples

Sabendo dos parâmetros que sustentam o DevOps, podemos afirmar que tal ação torna os diálogos mais simples, criando uma resolução mais rápida para o usuário. 

Sendo assim, temos como base que o autoatendimento irá liberar operadores humanos, para evitar um longo tempo de espera no caso de interlocutores que desejam especialista para análise do caso de maneira comum.

O Cliente em primeiro lugar

A máxima de qualquer comércio é que a satisfação do cliente é a prioridade, afinal, é deles que vêm o lucro que mantêm os empregos e que serve de base para qualquer melhoria no bem ou serviço comercializado.

Para que tal prática seja colocada em ação será necessário um conhecimento por parte dos funcionários em busca de um melhor atendimento dos clientes, tendo em mente que a fuga dos consumidores significa o desemprego dos funcionários.

Criando uma infraestrutura orgânica

Em um sistema DevOps a infraestrutura precisa ser primorosa, um único erro tende a agir em forma de cascata e criar uma série de falhas menores que acaba por interromper os trabalhos de sua empresa.

As atualizações são de grande importância, mas de nada valem sem os comandos primários e uma estrutura que suporte as necessidades do sistema, assim equipes focadas no desenvolvimento e na melhoria deles são extremamente necessárias.

Agora que conhecemos o sistema DevOps, gostaria de convidá-lo a conhecer a FábricaDS, que atua há anos na solução de problemas na área de TI, buscando colocá-lo em seu lugar no mercado. Estamos à sua disposição.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-