DevOps: afinal, o que é pipeline de entrega contínua?

6 minutos para ler

Inovações surgem a todo momento e é preciso otimizar a governança para alcançar resultados satisfatórios no médio e longo prazo. Diante desse contexto, é interessante que a gestão estratégica de TI conheça um pouco mais sobre desenvolvimento ágil de softwares e DevOps.

A essência do DevOps é aproximar as áreas de desenvolvimento e de operações. Com isso, consegue-se simplificar rotinas, melhorar a comunicação entre as equipes, reduzir os tempos de respostas aos usuários e gerar produtos entregáveis com mais qualidade. Continue a leitura para se familiarizar com a cultura DevOps.

O que é DevOps?

Trata-se de um termo para descrever um conjunto de boas práticas de integração entre as equipes de programação, de infraestrutura e de testes. A ideia é automatizar os processos operacionais e de apoio para produzir aplicações com agilidade e segurança, em um ambiente de alta colaboração e de melhorias contínuas.

Na maior parte das organizações, as áreas de Desenvolvimento e de Operações ainda atuam com certo distanciamento. Promover uma cultura DevOps pode ser uma solução interessante para esse problema.

Boas práticas ágeis, alinhamento com as necessidades de negócio e entregas constantes são os benefícios esperados quando se contrata o desenvolvimento de uma solução de TI. Ficou interessado no assunto? Então, conheça mais sobre o pipeline de entrega contínua da DevOps. Venha conosco!

O que é um pipeline de entrega contínua?

É um assunto bastante comentado entre os adeptos das boas práticas ágeis de desenvolvimento. Trata-se de uma aplicação dos conceitos da XP, Scrum, Lean, Kanban e DevOps para manter um ritmo constante de entrega de incrementos e de melhorias nos softwares.

O objetivo é otimizar os processos de releases, versionamentos e configurações e, assim, produzir soluções funcionais e com valor agregado para os usuários.

Como o pipeline de entrega contínua funciona?

Consiste em um processo para entregas incrementais dos softwares de forma padronizada, ajustável e repetível. A ideia é gerar sistemas coesos sem perdas de eficiência no time de desenvolvimento. É interessante também automatizar os fluxos de mudanças para evitar erros em produção e imprevistos críticos.

É importante lembrar que as rotinas de entregas constantes devem rodar de acordo com as peculiaridades do seu negócio. A DevOps preconiza os seguintes passos: integração contínua, automatização de testes e geração do deploy.

Na integração contínua, automatiza-se as rotinas para geração das builds. Trata-se da parte inicial do pipeline de entregas, em que se padroniza a criação dos pacotes de software.

Já na automatização de testes, verifica-se a existência de bus e a adequação das funcionalidades aos requisitos do cliente. Por fim, na geração do deploy, sobe-se uma nova atualização versionada do sistema no ambiente de produção.

Quais são os benefícios do DevOps para a sua empresa?

As novas abordagens de desenvolvimento de software envolvem um esforço conjunto entre times e gestores de negócios. Trata-se de um alinhamento de expectativas para uma comunicação transparente e fluida ao longo dos trabalhos técnicos. Confira agora os principais benefícios da cultura DevOps para a sua empresa.

Colaboração

As tendências de cloud já mudaram muito as rotinas das equipes de programação e de operações. As atividades ocorrem de forma mais automática e as informações estão mais acessíveis. Tudo isso estimula um ambiente colaborativo de trabalho.

Com todas as documentações, módulos, bases de dados e páginas do sistema disponíveis na nuvem, o time consegue trabalhar com mais autonomia e, dependendo da empresa, remotamente.

Pode-se contribuir de qualquer local independentemente do horário. Basta apenas ter acesso aos servidores de aplicação e aos ambientes de desenvolvimento. A DevOps potencializa essa colaboração entre as áreas.

Agilidade

O desenvolvimento ágil envolve manter as equipes em um ritmo constante de produção e de entrega das funcionalidades.

Sistemas de informações são conjuntos de recursos integrados para que os usuários consigam realizar suas atividades. Trata-se de uma atividade complexa que pode ser dividida em interações pequenas para que os times consigam trabalhar com autonomia e rapidez.

Utilizar testes automatizados também é interessante para identificar erros antes de subir a aplicação no ambiente de produção.

Escalabilidade

A computação em nuvem fornece toda uma arquitetura para o crescimento escalável das soluções de TI. Contar com especialistas na gestão da infraestrutura de TI pode ser uma alternativa interessante para o desenvolvimento integrado e estável dos sistemas pela sua equipe.

Ao adotar uma cultura DevOps, consegue-se alinhar as atividades dos programadores e das operações para manter um ritmo de entregas contínuas dos incrementos de software.

Segurança

É possível desenvolver sistemas com agilidade e com segurança. Com DevOps, pode-se operar e ainda manter uma infraestrutura de TI estável e controlada.

É interessante também manter políticas de conformidade automáticas e técnicas de gerenciamento dos deploys e configurações. Isso reforça a importância de manter uma comunicação alinhada entre operações e desenvolvimento.

Autonomia

As rotinas DevOps pressupõem o envolvimento ativo de todas as partes interessadas no desenvolvimento de um sistema de informações. Deve-se encorajar a autonomia das equipes para que a entrega das soluções ocorra de forma incremental e automatizada. Trata-se de uma forma de estimular a gestão de conhecimento e a aprendizagem contínua entre os colaboradores.

Por fim, é relevante que os gestores de TI busquem sempre alternativas viáveis para modernizar a sua infraestrutura e para melhorar o ambiente de trabalho dos seus times de desenvolvimento e operações. Tudo isso reforça a importância de se manter atualizado com a cultura DevOps e com as ideias do pipeline de entrega contínua.

Engenharia de softwares, integração contínua, implantação e operação de sistemas são atribuições complexas com vários detalhes para a sua execução adequada. Logo, é importante que os profissionais do time mantenham um canal de comunicação fluido e transparente para a entrega de uma solução de TI dentro de um orçamento e prazo adequados.

Essas são as principais características e benefícios que o DevOps pode proporcionar para o seu negócio. Contar com o apoio técnico dos especialistas pode evitar muitos problemas técnicos lá na frente.

Gostou do artigo? Então, siga as nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Linkedin) e fique sempre por dentro das melhores novidades.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-