Como a TI pode melhorar a experiência do usuário? Saiba aqui!

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A experiência do usuário tem se tornado, cada vez mais, o foco das empresas que oferecem produtos e serviços virtuais. Isso porque o rápido avanço tecnológico tem deixado as pessoas mais exigentes quando o assunto é desempenho.

Atualmente, é muito fácil para elas escolher um concorrente. Não é mais necessário fazer qualquer esforço físico para localizá-lo. Basta procurar o produto desejado no Google e o resultado é instantânea. Por essa razão, sua empresa deve investir pesado na experiência do usuário. A Tecnologia da Informação pode ajudar muito nesse sentido. Confira!

Contar com profissionais capacitados

O seu time de profissionais será um dos principais fatores que auxiliarão em uma boa experiência de usuário. Afinal, quando seu aplicativo ou site travar, será a capacitação deles que determinará uma solução rápida e eficaz. Eles devem ter um know-how muito amplo na área de TI para conseguir resolver problemas em bancos de dados, da linguagem do software, da infraestrutura etc.

Muitas empresas caem no erro de pensar que basta um bom aplicativo com uma interface agradável. Porém, a estrutura por trás disso precisa ser impecável para fornecer uma boa experiência de usuário. Imagine a seguinte situação: um cliente está fazendo uma compra no aplicativo e, na hora de fechar negócio, ocorre um erro. Provavelmente, ele vai desistir do produto se o problema não for resolvido logo.

Para isso, você precisa de um time de atendimento ao cliente que o contate assim que houver a falha e garanta a resolução do problema. Então, chegará o momento da equipe de TI fornecer um suporte para que o usuário não perca a motivação.

Apostar na nuvem

A nuvem é a grande aposta da computação para os próximos anos. Por quê? Ela é mais segura, estável e barata.

Os dados armazenados em serviços de cloud reconhecidos são criptografados com programas de altíssima qualidade, evitando assim furto e sequestro de informações. Os servidores próprios geralmente são mais suscetíveis a ataques. A confiança é parte essencial da experiência do usuário.

Em relação à estabilidade, os serviços de nuvem têm uma receita considerável para investir em soluções de estabilidade, como redes de internet potentes e sistemas de prevenção de intempéries. Portanto, mesmo em caso de algum evento natural, o fluxo de dados permanecerá.

Além disso, o preço é outro fator essencial. Servidores internos são caríssimos de criar e de manter. Dessa forma, você terá menos dinheiro para investir em melhorias gerais no seu app ou site, como design ou novas funcionalidades.

Manter um design responsivo

Estamos na era multimídia, ou seja, certamente seu cliente não terá contato em você apenas com um tipo de dispositivo. Ele acessará o seu app e seu site no computador, no tablet, no smartphone etc. Ademais, há diferentes sistemas operacionais, como o Android, o iOS e o Windows. Portanto, você precisa ter aplicações compatíveis para todos. A isso, damos o nome de responsividade.

A falta de responsividade é um dos principais fatores de insatisfação dos clientes. Por exemplo, após ter selecionado diversos produtos em seu carrinho, o cliente terá que logar para terminar a transação. Porém, em sites não responsivos, frequentemente o botão do login fica indisponível, impossibilitando a conclusão da compra.

A tecnologia da informação é essencial para resolver esse problema, pois ela pode fazer alterações constantes no código e adaptá-lo a novos aparelhos e sistemas operacionais.

Priorizar a velocidade da aplicação

De acordo com um estudo divulgado pela revista Medium, um site ou um app deve gastar, no máximo, 3 a 4 segundos para carregar. Caso contrário seu usuário começa a considerar a experiência negativa. A apenas 2 segundos de atraso no carregamento, 87% dos usuários costumam abandonar os sites que estavam buscando.

A TI é essencial para melhorar esses resultados, pois é capaz de seguir tais medidas:

  • adotar uma linguagem de programação mais simples e adaptada para vários tipos de dispositivos
  • integrar e centralizar os bancos de dados
  • corrigir bugs rapidamente
  • escolher as melhores opções de provedores de serviços de TI.

Investir em uma maior interação com os clientes

Você não vai ficar eternamente com a primeira versão do seu app. Muito pelo contrário, provavelmente serão necessários incrementos contínuos para manter a satisfação do cliente. Por isso, ter um time de TI focado nas sugestões do usuário é essencial para o sucesso.

A TI pode programar novas funcionalidades à medida que os usuários requisitarem. Desse modo, eles se sentem parte do processo de desenvolvimento e se engajam muito mais, gerando avaliações positivas que levam ao sucesso do app.

Oferecer um design amigável

Antigamente, as empresas buscavam um design bonito sem aliá-lo à usabilidade. Com isso, tinham aplicativos belos estaticamente, mas que funcionavam como um verdadeiro labirinto até que o usuário encontrasse as funcionalidades desejadas. Hoje em dia, felizmente, a TI e o design andam juntos o tempo inteiro.

Com isso, os sites e as aplicações ficaram enxutas e objetivam que o cliente solucione rapidamente o seu problema.

Utilizar softwares para melhorar a experiência do usuário globalmente

A TI não serve apenas para melhorar sites e aplicativos. Ela também pode incrementar – e muito – a experiência geral do usuário com sua marca. Por exemplo, existe um tipo de software chamado de CRM – em português, gerenciador de relacionamento com o cliente.

Com ele, você consegue acessar rapidamente as informações relevantes do usuário, como dados pessoais, histórico de compra, interações anteriores etc. Desse modo, quando ele procurar os canais de atendimento ao cliente, ele se sentirá especial para a marca. Isso contribuirá enormemente para a fidelização dele por longos anos.

Portanto, percebe-se que a TI é parte essencial da criação de uma experiência do usuário otimizada. Está completamente ultrapassada aquela visão de que o TI simplesmente constrói a aplicação e cuida da infraestrutura. Ele agora é proativo na tarefa de encontrar problemas e melhorias para gerar satisfação. Porém, para que sua empresa atinja esse objetivo, ela deve contratar prestadores de serviços sérios e bem-capacitados.

Você conhece as novas tecnologias que estão revolucionando a experiência do usuário? Não?! Então, confira o nosso post sobre a influência da transformação digital na UX!

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