Veja como a FábricaDS ajudou uma das maiores empresas de Telecom do Brasil

FábricaDS
6 minutos para ler

Especialista em Open Source, virtualização e desenvolvimento de software, a FábricaDS é capaz de atuar em diversos caminhos que potencializam as soluções de tecnologia de uma empresa e otimizam os seus resultados.

Um bom exemplo disso foram os serviços prestados pela FábricaDS para uma grande empresa de telecomunicações brasileira, com o objetivo de automatizar tarefas rotineiras e, com isso, aprimorar a qualidade, velocidade e padronização das suas entregas.

Para conhecer melhor essa história, continue lendo e saiba como a FábricaDS pode ajudar a sua empresa também!

Parceria construída com resultados

A relação entre a FábricaDS e os seus clientes é sempre baseada em resultados. Antes de serem contratados para o projeto de automatização nessa grande empresa de telecomunicações, a FábricaDS já havia trabalhado por quatro anos com ela na execução de uma solução de virtualização de infraestrutura.

Com o bom retrospecto e resultados mais que satisfatórios, a FábricaDS foi convocada novamente para solucionar uma demanda importante para a otimização da operação dessa telecom. O novo projeto foi implementado em apenas três meses e, após uma janela de 15 dias para transferência de conhecimento com o cliente, já estava operacionalizado e gerando retorno.

Isso significa que em um prazo consideravelmente curto, a entrega foi feita com qualidade e atendeu às expectativas e demandas reais da telecom, que não teve dificuldades para absorver a novidade em sua estrutura organizacional.

O relacionamento da FábricaDS com cada um dos seus clientes é único, mas em todos eles a base é a mesma: entregas rápidas com qualidade, resultados transformadores e suporte total. Para cada necessidade técnica existe uma solução diferente e, com profissionais de alto nível e as melhores práticas, a FábricaDS encontra a melhor forma de atender às demandas dos seus parceiros.

Automatização de processos de trabalho rotineiros

Com a responsabilidade de reduzir o tempo investido pela equipe do seu cliente em tarefas rotineiras, a FábricaDS desenvolveu soluções para a automatização de processos de trabalho dessa empresa de telecomunicações, que é uma das maiores operadoras de telefonia móvel, TV e internet do país.

Um dos principais desafios era reduzir as horas de trabalho e a irregularidade dos resultados da montagem de ambientes e execução de tarefas, um recurso muito importante para a organização que concentra muito valor na forma de informações estratégicas e operacionais.

Com isso, tarefas que levavam mais de 8 horas para serem executadas e eram feitas manualmente passaram a ser realizadas sem intervenção humana em menos de 20 minutos. Os analistas que antes precisavam passar um longo tempo para realizar algo rotineiro agora passaram apenas a acompanhar e realizar a pós-checagem dos resultados.

O objetivo principal de um projeto de automação nem sempre é abstrair o custo de mão de obra, ainda que, inevitavelmente, essa seja uma consequência da sua implementação. Na verdade, o mais importante aqui é ter mais qualidade nas entregas e padronizar os resultados.

Sistemas automatizados não se cansam nunca e nem cometem falhas por desatenção. O trabalho executado será sempre no mesmo padrão e regularidade, o que é especialmente interessante em bancos de dados, que precisam armazenar informações com confiabilidade e organização.

Nesse projeto, o foco foi em duas ferramentas principais. O VRO — vRealize Orchestrator e o VRA — vRealize Automation. Com o VRO, é possível realizar uma automação robusta do fluxo de trabalho e executar tarefas complexas de TI com mais agilidade, padronização e custo reduzidos. Já o VRA proporciona agilidade por meio da orquestração da automação de nuvem e aumenta a eficácia e qualidade dos serviços de TI.

Além da instalação das soluções, a equipe da FábricaDS também realizou a configuração delas. No caso, o cliente recebeu a configuração da automação feita em VRO publicando no catálogo dentro do VRA.

Tanto o VRO como o VRA fazem parte das soluções da VMWare, que é parceira da FábricaDS. São ferramentas bem conhecidas no mercado utilizadas em negócios que atuam em diversas áreas.

Retorno sobre investimento rápido e visível

O ROI, que é o retorno sobre investimento, é bem visível nos projetos de automação executados pela FábricaDS. Tão logo as soluções entram em operação, o tempo de realização de tarefas complexas de TI é drasticamente reduzido e os resultados são imediatos.

A padronização de entregas reduz inconsistências nos ambientes e tarefas e potencializa todo tipo de trabalho e planejamento estratégico que será realizado com essas informações. A confiabilidade da infraestrutura é bem maior e, ao mesmo tempo, seus custos são significativamente reduzidos.

Na parceria com essa grande empresa de telefonia brasileira, a expectativa da gestão era justamente essa. A companhia tinha um novo presidente que visava trabalhar com estruturas mais enxutas e já tinha uma visão de fazer mais com menos no negócio. Para tirar esse planejamento do papel, a FábricaDS foi escolhida como executora da transformação na TI.

Em pouco tempo o investimento realizado no produto foi pago: não foram 6 meses até que a redução de custos acumulada pela empresa de telefonia justificasse por completo tudo que foi gasto com o projeto de automatização.

E isso é o mais comum em projetos de automação. Como a transformação é imediata, os resultados são muito visíveis e impactam de forma direta as despesas da empresa, que serão bem menores. Mas engana-se quem pensa que a automação afeta o ROI apenas na minimização de gastos: a qualidade das entregas também é aprimorada, aumentando também a performance e produtividade do negócio.

A parceria de sucesso da FábricaDS com essa grande empresa de telecomunicações brasileira é um dos muitos exemplos de serviços bem prestados na área de automação. Por isso, quem já contou com o apoio da FábricaDS em sua operação sempre indica e aprova o seu trabalho para outras empresas.

Além de atuar com a automatização, a FábricaDS também realiza projetos em diversas áreas de tecnologia, com foco na prestação de serviços. Entre eles, estão a implantação, desenvolvimento e melhoria de softwares, e alocação de profissionais na empresa cliente, o chamado Body Shop.

As soluções da FábricaDS transformaram os processos de uma das maiores empresas de telecomunicações do país e podem ajudar você também! Entre em contato e descubra como.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-