Entenda mais sobre como o Fuse e 3Scale ajudam na integração de aplicativos

fuse 3scale
6 minutos para ler

Aproveitando os recursos do Red Hat OpenShift Container Platform, o Fuse e 3scale oferecem maior produtividade e capacidade de integração de suas aplicações e gerenciamento de APIs em nuvens privadas, públicas ou híbridas. Essa experiência nativa baseada no OpenShift fornece portabilidade para serviços e integrações em ambientes de tempo de execução e permite que diversos usuários trabalhem de forma colaborativa.

Neste artigo, você vai entender melhor como o Fuse e 3scale auxiliam no desenvolvimento de integrações modernas de aplicações, como eles se relacionam e se complementam. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é o Red Hat Fuse?

O Red Hat Fuse é uma plataforma de integração leve que reduz a dificuldade de conectar aplicativos, serviços, processos e dispositivos à soluções abrangentes e eficientes. O Fuse inclui o popular e versátil projeto Apache Camel, uma implementação dos padrões de integração corporativa mais usados.

Com padrões de integração e mais de 150 conectores prontos para uso, o Fuse suporta a integração em toda a empresa — incluindo aplicativos e serviços no local, em dispositivos móveis ou na nuvem.

Com o Red Hat Fuse para xPaaS, as organizações obtêm:

  • agilidade na integração, que permite que as organizações criem soluções usando uma estrutura de integração baseada em padrões abertos, conectividade onipresente e alinhamento com DevOps e práticas de CI/CD;
  • prototipagem rápida, que permite às organizações prototipar soluções de integração sem se preocupar com infraestrutura em tempo de desenvolvimento. Como resultado, as empresas podem desenvolver, testar, aprender e inovar para obter soluções para o mercado de forma mais ágil.

O que é a 3scale e como ele funciona?

O 3scale é uma plataforma de gerenciamento de APIs que oferece soluções flexíveis e escaláveis ??para empacotar, distribuir, controlar e gerar receita com APIs de aplicações. Essas características permitem aos usuários que aproveitem ao máximo os serviços oferecidos.

Os usuários da plataforma 3scale podem usá-la para compartilhar dados, conteúdo ou serviços da empresa por meio de aplicativos e fornecer uma API para organizações externas, equipes internas ou ambas.

Também ajuda os usuários a evitar o incômodo e a manutenção constante da criação de uma solução a partir do zero. O 3scale oferece recursos centralizados de gerenciamento de API por meio de uma camada distribuída.

A plataforma inclui recursos internos para ajudar os usuários a expor suas APIs de forma bem-sucedida, incluindo controle de acesso, limites de taxa, integração de gateway de pagamento e ferramentas de experiência do desenvolvedor.

O gerenciamento de interface centralizado ajuda a oferecer um controle de tráfego impressionante. A ferramenta ainda é otimizada para lidar com roteamento e gerenciamento de tráfego.

De modo geral, temos os seguintes recursos da plataforma 3scale:

  • painel de gerenciamento de API;
  • autenticação de usuário;
  • limitação de taxa;
  • analytics;
  • portal do desenvolvedor;
  • chave de API e gerenciamento de credenciais;
  • limitação de API e gerenciamento de cotas;
  • controle de acesso e gerenciamento de API;
  • monetização de APIs (faturamento e pagamentos);
  • monitoramento e análise de uso de API;
  • portal da comunidade de desenvolvedores de API;
  • APIs de gerenciamento para integração.

Como as duas ferramentas se complementam?

Afinal, quais as vantagens de cada uma das plataformas para o negócio? As organizações que usam Fuse são beneficiadas pois conseguem obter:

  • conectividade quase universal — capacidade de conectar todos os ativos da empresa à soluções consistentes, eficientes e automatizadas;
  • flexibilidade em nuvem híbrida — implantação e gerenciamento em todos os principais ambientes em nuvem, ferramentas para provisionamento de servidores e depuração e manutenção de serviços de integração;
  • facilidade de adoção — integração fácil e rápida de serviços e aplicativos usando padrões de integração corporativa e vários conectores com o Apache Camel;
  • custos de manutenção reduzidos — instalação seletiva de apenas os componentes necessários para um pequeno espaço ocupado.

Já a 3scale oferece os seguintes benefícios:

  • flexibilidade inigualável;
  • alto desempenho e disponibilidade;
  • infraestrutura adaptativa;
  • implementação inteligente e simplificada;
  • fácil gerenciamento de API.

Quando usadas em conjunto, as soluções baseadas na 3scale e na Red Hat Fuse permitem que as organizações criem interfaces corretas para seus sistemas internos, permitindo que elas prosperem na economia integrada e em rede.

Como plataformas de integração como essas podem trazer benefícios ao negócio?

Alguns desafios de integração exigem recursos abrangentes de incorporação, enquanto outros precisam de plataformas de inclusão fáceis, de gerenciamento e de desenvolvimento rápido e que tenham pequenas dimensões, tornando a evolução mais veloz.

Com essa plataforma de integração econômica, modular, leve e pronta para a nuvem, as empresas podem finalmente se integrar mais rapidamente, de uma maneira mais inteligente.

Por meio desses recursos, obtêm-se mais controle de quem recebe acesso às APIs. Além disso, torna-se viável implementar políticas corporativas de negócios, uso e governança a partir de um console simples. Também é possível tirar proveito de uma ampla variedade de padrões de autenticação e credenciais para criar interações mais seguras para parceiros, clientes e usuários.

Combinados com o Red Hat OpenShift Container Platform, o Fuse e o 3scale API Management formam a base da arquitetura de integração ágil da Red Hat. O Fuse pode ser implantado junto com o Red Hat 3scale API Management para adicionar recursos para segurança, monetização, limitação de taxa e recursos da comunidade em torno de serviços compostos da Fuse.

As interfaces de programação de aplicativos (APIs) são fundamentais para a integração ágil e a entrega de valor comercial em um mundo digital.

É possível utilizar o Red Hat Openshift para o gerenciamento e hospedagem dos componentes de integração desenvolvimentos no Fuse e 3Scale em implantações locais, na cloud ou on-premise usando o mesmo stack.

As tecnologias de integração da Red Hat, como o Fuse e o 3scale API Management, integram de forma mais rápida, fácil e confiável sistemas em ambiente de nuvem híbrida.

Então, este post foi útil para você? Se quiser conferir outros conteúdos complementares sobre este assunto, assine nossa newsletter. Dessa forma, você receberá novos conteúdos por e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-