Governo digital: saiba como criar serviços digitais
A integração da tecnologia nos processos públicos é uma tendência que cresce de forma significativa, no Brasil e no mundo. Com a democratização da internet e seu fácil acesso, os governos estão preferindo digitalizar seus processos para atender a população com mais agilidade. Por esse motivo, o termo Governo Digital já é uma realidade.
Apesar de estar presente no dia a dia das pessoas, o Governo Digital ainda traz diversas dúvidas. Entenda mais sobre o assunto e veja como a atuação da Lecom é de extrema importância no ramo.
Governo Digital
Tanto na esfera privada, como na pública, a evolução digital é um tópico que se espalhou rapidamente. Cada vez mais, as empresas estão implementando tecnologias disruptivas nos meios de trabalho, para ampliar as possibilidades e os lucros da organização. Na esfera pública, houve o surgimento do Governo Digital.
O Governo Digital busca aproximar a população dos serviços públicos, evitando horas de espera, filas desnecessárias e gastos abusivos. Sancionada em território brasileiro, a Lei do Acesso à Informação objetiva regulamentar o acesso aos dados referentes às atividades do governo. Ou seja, a informação é pública, sendo difundida para todos, sem distinção.
Apesar de parecer somente uma facilitação para prestação de contas e consultas, o Governo Digital é mais que isso. Na prática, o Governo Digital busca informatizar serviços públicos para facilitar a vida do cidadão. Entenda mais, abaixo.
Vantagens do Governo Digital
As vantagens sobre a criação de um Governo Digital são inúmeras:
– Queda de custos operacionais;
– Melhor atendimento ao cidadão;
– Agilidade e comodidade para todos os envolvidos;
– Menos burocracia.
Confira agora quais são os principais processos já informatizados por algumas prefeituras no Brasil:
– Matrícula e boletim;
– Agendamento de consultas;
– Renegociação de dívidas;
– Solicitação e acompanhamento de ambulâncias pelo celular;
– Alvará de funcionamento, entre outros.
Desafios do Governo Digital
Apesar de soar como uma ideia simples, a digitalização e automatização dos processos públicos devem ser serviços prestados por profissionais do ramo. É possível encontrar diversas secretarias que já aplicam tecnologias no atendimento ao público, entretanto, muitos são operados pelos próprios colaboradores.
Para que todos os serviços públicos funcionem de forma equilibrada e autônoma, deve-se haver a integração dos sistemas utilizados. Ou seja, um dos desafios atuais é a criação de uma plataforma central para a comunicação e consulta da população. Dessa forma, todos os procedimentos podem ser feitos de forma mais eficaz e transparente.
Lecom para a criação de serviços digitais
A Lecom é especialista em automatização de processos, por isso, é a melhor escolha para a criação de serviços digitais. Entre as facilidades oferecidas, o software Lecom atua para trazer mais agilidade à máquina pública. Isto é, possibilita economias por meio de processos totalmente digitais.
Além disso, o Lecom trabalha para a vida do cidadão e do órgão público sejam facilitadas por meio de informatização. Assim, com os procedimentos facilitados, ambos podem usufruir de menor tempo gasto e mais resultados positivos.
Agora que o Governo Digital já foi explicado, entre em contato para tirar dúvidas e saber mais detalhes!