Governo digital: saiba como criar serviços digitais

3 minutos para ler

A integração da tecnologia nos processos públicos é uma tendência que cresce de forma significativa, no Brasil e no mundo. Com a democratização da internet e seu fácil acesso, os governos estão preferindo digitalizar seus processos para atender a população com mais agilidade. Por esse motivo, o termo Governo Digital já é uma realidade.

Apesar de estar presente no dia a dia das pessoas, o Governo Digital ainda traz diversas dúvidas. Entenda mais sobre o assunto e veja como a atuação da Lecom é de extrema importância no ramo.

Governo Digital

Tanto na esfera privada, como na pública, a evolução digital é um tópico que se espalhou rapidamente. Cada vez mais, as empresas estão implementando tecnologias disruptivas nos meios de trabalho, para ampliar as possibilidades e os lucros da organização. Na esfera pública, houve o surgimento do Governo Digital.

O Governo Digital busca aproximar a população dos serviços públicos, evitando horas de espera, filas desnecessárias e gastos abusivos. Sancionada em território brasileiro, a Lei do Acesso à Informação objetiva regulamentar o acesso aos dados referentes às atividades do governo. Ou seja, a informação é pública, sendo difundida para todos, sem distinção.

Apesar de parecer somente uma facilitação para prestação de contas e consultas, o Governo Digital é mais que isso. Na prática, o Governo Digital busca informatizar serviços públicos para facilitar a vida do cidadão. Entenda mais, abaixo.

Vantagens do Governo Digital

As vantagens sobre a criação de um Governo Digital são inúmeras:

– Queda de custos operacionais;

– Melhor atendimento ao cidadão;

– Agilidade e comodidade para todos os envolvidos;

– Menos burocracia.

Confira agora quais são os principais processos já informatizados por algumas prefeituras no Brasil:

– Matrícula e boletim;

– Agendamento de consultas;

– Renegociação de dívidas;

– Solicitação e acompanhamento de ambulâncias pelo celular;

– Alvará de funcionamento, entre outros.

Desafios do Governo Digital

Apesar de soar como uma ideia simples, a digitalização e automatização dos processos públicos devem ser serviços prestados por profissionais do ramo. É possível encontrar diversas secretarias que já aplicam tecnologias no atendimento ao público, entretanto, muitos são operados pelos próprios colaboradores.

Para que todos os serviços públicos funcionem de forma equilibrada e autônoma, deve-se haver a integração dos sistemas utilizados. Ou seja, um dos desafios atuais é a criação de uma plataforma central para a comunicação e consulta da população. Dessa forma, todos os procedimentos podem ser feitos de forma mais eficaz e transparente.

Lecom para a criação de serviços digitais

A Lecom é especialista em automatização de processos, por isso, é a melhor escolha para a criação de serviços digitais. Entre as facilidades oferecidas, o software Lecom atua para trazer mais agilidade à máquina pública. Isto é, possibilita economias por meio de processos totalmente digitais.

Além disso, o Lecom trabalha para a vida do cidadão e do órgão público sejam facilitadas por meio de informatização. Assim, com os procedimentos facilitados, ambos podem usufruir de menor tempo gasto e mais resultados positivos.

Agora que o Governo Digital já foi explicado, entre em contato para tirar dúvidas e saber mais detalhes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-