Metaverso: o que é?

6 minutos para ler

Com o avanço das novas tecnologias trouxe, ao nosso cotidiano, inúmeros conceitos e inovações que, não apenas facilitam as nossas atividades habituais, mas também provocam uma verdadeira revolução no modo como interagimos digitalmente. 

 

E, para quem acompanha essas novidades, uma ideia que vem sendo constantemente discutida é o conceito de Metaverso e suas inúmeras possibilidades de transformação da realidade, seja ela virtual ou não. 

 

Desse modo, este artigo pretende se aprofundar um pouco mais na ideia de Metaverso, apresentando alguns cenários e abordando de que maneira nós poderemos participar dessa tendência. Confira a seguir!

O que é Metaverso?

O Metaverso se refere a uma realidade virtual imersiva e, ao mesmo tempo, interativa. Apesar de o seu conceito estar sendo amplamente debatido atualmente, trata-se de uma ideia um pouco antiga já trazidas por jogos online como o “The Sims” e o “Second Life”, em que os usuários criavam seu avatar (personagem) para conviver com outras pessoas no ambiente virtual. 

 

Contudo, o que muda é que, a experiência do Metaverso se dá de modo hiper-realista, sendo ele uma extensão da nossa realidade, ou seja, outra dimensão. O termo, inclusive, significa “além do universo.” 

 

Portanto, para que essa nova maneira de se conectar acontecesse da forma mais realista possível, foi necessário desenvolver hardware e softwares capazes de permitir essas interações. Nesse sentido, melhorias estão sendo aplicadas em computadores pessoais, internet fixa e móvel, desenvolvimento de óculos de realidade virtual e, mais recentemente, a chegada da tecnologia 5G, que pretende ser 20x mais rápida que a 4G.

Qual a origem do Metaverso?

O primeiro registro do conceito de Metaverso surgiu em um romance do autor Neal Stepherson, chamado “Snow Crash”. No livro, publicado em 1992, Stepherson descreve a ideia como uma realidade onde as pessoas começariam a conviver por meio da utilização de avatares em 3D. E, na prática, essa tese já está sendo experimentada por jogos interativos e reuniões online.

 

Um bom exemplo dessa última prática é a criação da sala virtual Horizon Workrooms, da Meta. Nesse contexto, para que um usuário possa interagir nesses ambientes é necessário, muitas vezes, recorrer a óculos virtuais, que podem integrar os movimentos da cabeça, além de controles externos. 

 

A ideia é que, em um futuro relativamente próximo, possamos utilizar essas tecnologias para fazer parte de experiências, cada vez mais, imersivas e responsivas aos movimentos, tornando-as mais “reais” quanto possível.

Como o Metaverso pode mudar a nossa realidade?

Agora que entendemos o conceito e a origem do Metaverso, citaremos de que maneira ele poderá mudar o modo como vivemos atualmente. Veja, a seguir, algumas ações que serão impactadas por essa ideia.

Viajar pelo mundo

Para as pessoas que sempre quiseram viajar pelo mundo, mas nunca tiveram oportunidade, será possível a realização desse desejo por meio do desenvolvimento do Metaverso.

 

Isso porque, com a realidade virtual, os usuários poderão usufruir dessa experiência sem sair de casa, mantendo contato com pessoas que se encontram fora do país. Sendo, portanto, uma vivência muito próxima da realidade. 

Entretenimento

Durante a pandemia causada pelo coronavírus pudemos constatar o quanto que a tecnologia é importante para o nosso entretenimento e contato com conteúdo artístico e cultural. Com o cancelamento de inúmeros shows, fechamento de teatros e salas de cinema, as pessoas passaram a utilizar cada vez mais os dispositivos, como computador, tablets, smartphones e videogame.

 

Nesse contexto, o Metaverso promove uma nova interação entre essas ferramentas e o usuário, promovendo experiências muito próximas da realidade. E essas funcionalidades já estão sendo utilizadas, como no caso do músico Travis Scott, que realizou um show para, cerca de, 27 milhões de espectadores em seus avatares no ambiente virtual. 

 

Essa apresentação é considerada o maior show digital já produzido e essa prática se tornará, cada vez mais, comum.

Compras online

Também na pandemia pudemos perceber a importância dos e-commerces, que viram seus números se multiplicarem em um contexto cujas pessoas se mantinham em suas casas isoladas. Assim, muitas pessoas, que antes só consumiam em lojas físicas, começaram a comprar nos estabelecimentos virtuais. 

 

Sabemos que ainda existe muita resistência ainda no consumo online pela impossibilidade de interação com o produto. Mas uma grande novidade trazida pelo Metaverso mudará completamente o modo como as pessoas interagem com as mercadorias, visto que será permitido experimentá-las antes de fechar negócio. 

 

Assim, através de interações em 3D pela realidade virtual, os clientes poderão experimentar uma roupa em um provador, ou simular como um determinado móvel ficará em um cômodo da casa. 

Educação online

O Ensino à Distância (EaD), também vem ganhando, cada vez mais adeptos e as pessoas já conseguem perceber que essa modalidade de ensino pode ser muito benéfica e eficaz. Nesse contexto, com o Metaverso, surgirão novas formas de ensino, contando com salas de aula total ou parcialmente virtuais. 

 

Nesse sentido, será possível, por exemplo, que um professor de história opte por fazer uma simulação do período histórico em questão, trazendo um maior envolvimento dos alunos, que terão uma experiência de verdadeira imersão na época estudada. 

Trabalho

O trabalho é também uma área da nossa vida impactada pelo uso das novas tecnologias e já podemos observar processos sendo automatizados, custos sendo reduzidos e produtividade sendo potencializada. 

 

Contudo, com o Metaverso, podemos expandir ainda mais o uso das tecnologias e será possível a uma multinacional reunir em um espaço virtual os seus funcionários espalhados pelo mundo, por exemplo. 

 

A vantagem é que isso ampliará a conexão entre setores distintos de uma mesma organização e as pessoas terão mais liberdade para expressar suas potencialidades. 

 

O Metaverso já é uma realidade e vem sendo experimentado por diversas pessoas ao redor do mundo. A sua utilização modificará o modo como interagimos com as pessoas e com variados aspectos das nossas vidas. 

 

Contudo, para que essas aplicações sejam realizadas de maneira eficaz no ambiente corporativo, devemos contar com parceiros como a FábricaDS, que atua nas diversas áreas da tecnologia da informação, inovação e aderência ao core business da sua empresa. Entre em contato e saiba mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-