O que é a Sustentação de Software?

6 minutos para ler

Manter um bom padrão de qualidade e disponibilidade nas soluções utilizadas para a operação diária de uma empresa é sempre um desafio, uma vez que diversas falhas podem ocorrer no dia a dia, mesmo que a equipe de manutenção e TI esteja bem ajustada. Por isso, muitos gestores estão pensando em contratar um serviço de Sustentação de Software.

Via de regra, a terceirização é uma maneira de reduzir as despesas e facilitar alguns procedimentos. No entanto, nesse caso, também pode ser uma estratégia para elevar o padrão operacional e buscar um caminho mais assertivo no processo de desenvolvimento do negócio. Continue lendo e descubra como isso funciona!

O que é a Sustentação de Software?

Antes de mais nada, é preciso conceituar melhor o que é a Sustentação de Software. De forma resumida, podemos dizer que é um serviço no qual se busca o melhor gerenciamento, a adoção de medidas corretivas, ações adaptativas e a evolução de produtos de software que são utilizados por uma determinada empresa ou instituição. 

Para isso, são empregados princípios, métodos e práticas assertivas de gestão de qualidade, aprimorando a capacidade e atuando para lapidar cada etapa do ciclo das atividades suportadas. Também é uma estratégia para agir preventivamente, minimizando as chances de ocorrência de falhas que possam impactar severamente o negócio. 

Como funciona o serviço de Sustentação de Software?

Agora que você já entendeu melhor o que é a Sustentação de Software, vamos mostrar como o serviço funciona. Naturalmente, isso pode ocorrer de muitas formas, dependendo das demandas e objetivos da empresa. É possível, por exemplo, criar um software completamente novo, de acordo com as demandas do negócio, bem como melhorar um já existente.

Com isso, fica mais simples atender melhor a toda a instituição e seus clientes. Além disso, o suporte inclui assistência à toda infraestrutura do programa, com o intuito de prevenir, detectar precocemente e tratar eventuais erros. É uma espécie de monitoramento estratégico, que assegurará continuidade do sistema utilizado, com o máximo de qualidade. 

Por que o serviço de Sustentação de Software é essencial? 

Não é raro que, quando uma empresa adquire ou desenvolve um software necessário para sua operação, ela acabe não se preocupando tanto com o apoio que precisará caso tenha dúvidas, dificuldades ou problemas técnicos. O fato é que, inevitavelmente, isso acontecerá em algum momento, o que pode ser grave se o suporte adequado não for oferecido. 

Com um bom serviço de Sustentação de Software, a coisa muda completamente de figura. Se o sistema apresentar erros, a Sustentação de Software fará toda a diferença, tendo em vista que pode buscar soluções em tempo real, evitando questões como perdas financeiras, atraso nas entregas, piora na experiência dos usuários ou até mesmo a descontinuidade do negócio.

Quais os benefícios de um serviço de Sustentação de Software?

Se você chegou até aqui, é bem provável que já esteja pensando em investir na Sustentação de Software para sua empresa o quanto antes, de forma a assegurar uma operação de alto nível e minimizar as chances de problemas. Porém, caso ainda esteja em dúvida, vamos elencar alguns benefícios do serviço. Acompanhe. 

Desenvolvimento de softwares mais flexíveis

Um dos maiores benefícios de um serviço de Sustentação é que ele pode ajudar no desenvolvimento de soluções mais flexíveis, começando tudo do zero ou aprimorando o sistema que você já usa na sua empresa. Vale relembrar que, para muitos negócios, a maior vantagem de um bom suporte é a capacidade de aliar inovação com eficiência operacional.

A grande questão é que, para que isso ocorra, será imprescindível considerar as necessidades, objetivos e particularidades das atividades da instituição, o que demanda profissionais de TI de alto padrão, que nem sempre estão presentes no quadro de funcionários atual. Por isso, a terceirização surge como uma opção positiva e uma estratégia inteligente. 

Mais integração dos setores da empresa

Com o desenvolvimento de um software mais flexível, é fácil perceber que ele pode ser usado simultaneamente por diferentes setores de uma empresa, reduzindo questões como distanciamentos físicos ou redundâncias de dados. Além disso, a flexibilidade indica que o sistema é mais receptivo às mudanças que costumam ocorrer na rotina de uma instituição.

A adoção de recursos e suporte em tecnologia é uma tendência que não deve ser menosprezada por gestores que anseiam pelo sucesso, podendo gerar um bom diferencial competitivo. Com uma ferramenta facilmente atualizável, interface intuitiva e eficaz para vários modelos de negócio, sua equipe atuará de forma muito mais coesa. 

Aumento do padrão de segurança

Uma das questões que mais gera preocupação nas empresas nos dias de hoje é a segurança. Nesse sentido, um serviço de Sustentação de Software é um recurso muito relevante, que pode promover a manutenção de melhores práticas de gestão de dados e implementar uma série de medidas assertivas de proteção aos sistemas. 

Além disso, não dá para deixar de lembrar que, no caso de alguma falha, ainda que grave, o suporte estará pronto para tomar as ações necessárias, preservando ao máximo a operação da instituição. Ao terceirizar, o gestor já contará com uma equipe pronta e eficiente, não precisando aguardar o tempo de maturação de um novo profissional de TI, por exemplo.

Compartilhamento de conhecimentos  

Falando em contratação de novos funcionários de TI, é bem possível que sua empresa já conte com alguns colaboradores da área, sobretudo se atua no ramo de tecnologia. Por isso, vale ressaltar que um dos benefícios de contratar um bom serviço de Sustentação de Software é que ele pode proporcionar um excelente compartilhamento de conhecimentos. 

Os especialistas terceirizados já contam com todo o know how necessário para oferecer um suporte de alto nível, podendo contribuir em diversas situações e fortalecer o time já presente na instituição, com a realização das melhores estratégias disponíveis, dimensionando práticas e operando para fazer com que o volume de incidentes seja diminuído progressivamente.

Como você pôde ver, ter um serviço de Sustentação de Software é muito importante e pode garantir dias muitos mais tranquilos para sua empresa!

Quer contar com o melhor suporte do mercado? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça nosso serviço de Sustentação de Software!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-