O que é CI/CD?

4 minutos para ler

Com o advento de novas tecnologias, muitos programas prometem ajudar no dinamismo da logística de aplicações. Mas como isso pode ser feito? Quais os benefícios para sua empresa? Nesse artigo traremos essas respostas.

Acompanhe!

 

O que é CI/CD?

É um método para entregar aplicações com maior frequência. O objetivo é deixar o ambiente produtivo com a menor quantidade de bugs possíveis. Para isso, é aplicada a automação nas etapas do desenvolvimento ou esteira de desenvolvimento.

 Os principais conceitos são a integração, entrega e implantação contínuas. Com o CI/CD, é possível solucionar os problemas que a integração de novos códigos pode causar para as equipes de operações e desenvolvimento.

Outro aspecto importante, é que a automação de testes também é aplicado a este método, garantindo que todo pacote necessariamente passará pelo mesmo conjunto de testes. Isto evita novas surpresas!

 

Integração contínua

 

Com a integração contínua (CI), os desenvolvedores consolidam as mudanças no código com mais frequência. As mudanças são consolidadas e depois validadas através da criação automática da aplicação. Vários testes automatizados são feitos para garantir que as mudanças não corrompam a aplicação. 

Basicamente, tudo é testado, incluindo classes, funções e diferentes módulos que formam toda a aplicação. Podemos incluir nesta esteira, testes unitários, de performance, de segurança entre outros. 

Em caso de conflito entre os códigos novos e existentes, a CI facilita a correção desses bugs com rapidez e frequência.

 

Entrega contínua

Depois de realizar a automação das compilações e dos testes na CI, a entrega contínua automatiza o lançamento deste código validado em um repositório. Para ter um processo eficaz de entrega contínua, é importante que a CI já esteja integrada ao pipeline de desenvolvimento. O objetivo da entrega contínua é garantir uma base de códigos que esteja sempre pronta para implantação em um ambiente de produção.

Cada etapa da entrega contínua, da consolidação das mudanças de código à entrega de compilações prontas para produção, inclui a automação do lançamento de códigos e do teste. 

No final desse processo, a equipe de operações pode implantar uma aplicação na produção com rapidez e facilidade.

 

Implantação contínua

 

A etapa final de um pipeline de CI/CD sólido é a implantação contínua. Ela automatiza o lançamento de compilações prontas para produção em um repositório de códigos. A implantação contínua automatiza o deploy de uma aplicação para a produção. 

 

A implantação contínua significa que a mudança do desenvolvedor em uma aplicação será implantada depois de alguns minutos. Isso facilita o recebimento do feedback por parte dos usuários. Juntas, todas essas práticas de CI/CD relacionadas diminuem o risco da implantação de aplicações, facilitando o lançamento das mudanças em pequenas partes, e não de uma só vez. No entanto, há também a necessidade de muitos investimentos iniciais, já que os testes automatizados precisam ser gravados para acomodar várias etapas de teste e lançamento no pipeline de CI/CD.

 

Como vimos aqui o CI/CD, pode alavancar sua empresa. Basta buscar o auxílio da FábricaDS, que dispõe de colaboradores experientes em ajudá-los a ganhar espaço no mercado e assim serem mais proativos e capazes de fidelizar seus clientes.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-