O que é DevSecOps?

5 minutos para ler

A segurança da informação é um dos principais objetivos da TI atualmente. Afinal, informações sigilosas e dados sensíveis costumam ser conduzidos em rede e através de códigos aplicados em âmbito interno da empresa. Sendo assim, a segurança desses processos deve estar em primeiro lugar, acima de qualquer ação. E diante deste contexto, podemos perceber a devida importância do DevSecOps, que reforça os métodos de segurança em aplicativos e softwares, e além de tudo, tende a acompanhar a modernidade, em relação às novas exigências de mercado.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

DevSecOps: o que significa esse termo?

Primeiro de tudo, o termo DevSecOps é uma abreviação para as palavras Desenvolvimento, Segurança e Operações. A ideia por trás desse termo é automatizar e integrar a segurança em todas as etapas que envolvem o ciclo de vida em relação à criação e desenvolvimento de um software. Essa fase ocorre desde a sua prototipação, integração, ação e a respectiva entrega real de sua funcionalidade.

Além disso, o DevSecOps também busca fazer uma representação natural acerca de como as empresas e corporações atuais tendem a lidar com a segurança.

Antigamente, os critérios de segurança eram “acrescentados” ao programa somente no final do seu desenvolvimento, por meio de um grupo de pessoas separadas que eram encarregadas pela segurança e teste, com o apoio de uma equipe de qualidade. Um ato extremamente tardio e que deveria começar logo no início.

Este processo deve ser gerenciado de forma eficiente, principalmente  quando as atualizações são  liberadas. Isto costuma ocorrer cerca de duas ou três vezes ao ano, na maioria das situações.

À medida em que os desenvolvedores de softwares começam a adotar o DevOps e Agile, com o simples objetivo de minimizar os ciclos que envolvem o desenvolvimento dos programas para poucos dias, isso faz com que os métodos tradicionais de segurança tenham gargalos inevitáveis.

Assim, podemos concluir que o DevSecOps visa integrar a segurança, a infraestrutura e o desenvolvimento de forma eficiente, buscando diminuir os erros drasticamente.

Existe diferença entre DevSecOps e DevOps?

Assim como a DevSecOps, o DevOps consiste em uma abordagem cultural, que está inteiramente focada na adesão de equipes, a fim de criar um contexto que é totalmente compartilhado entre os times.

Porém, a única diferença que podemos citar entre os dois, é as definições de segurança que cada um deles constitui. Se tratando de DevOps, por exemplo, seu principal objetivo está no oferecimento de um produto ainda melhor, rápido e adaptável, enquanto a função do DevSecOps é basicamente trazer ainda mais segurança para essa função.

Com o objetivo primordial de realizar a entrega de um serviço seguro e contínuo, o DevSecOps acaba surgindo para preencher os déficits que giram em torno da responsabilidade com a segurança que fica um pouco reduzida nos DevOps.

Além disso, o principal elemento do DevSecOps está, basicamente, na questão de fazer a integração de todos os recursos de segurança necessários em um software desde o seu primeiro momento de uso, garantindo que nenhum tipo de usuário mal-intencionado possa ter acesso às informações contidas no programa.

Quais benefícios podemos tirar com o DevSecOps?

Os principais benefícios são:

  1. Segurança acelerada e correções de vulnerabilidades

Um dos pontos-chave que podemos ressaltar com os benefícios do DevSecOps é a rapidez em que ela gerencia possíveis ameaças e vulnerabilidades de segurança que são recém-identificadas. Já que o DevSecOps consegue fazer a integração de varreduras em relação às vulnerabilidades e realizar sua correção na parte do ciclo de liberação.

  1. Sua automação é totalmente compatível com a modernidade

Antes de tudo, os testes feitos para garantir a segurança de sistemas poderão ser integrados a um conjunto de técnicas que podem atuar de forma automatizada, sem a necessidade de intervenção humana excessiva.

Além disso, os testes para automação podem certificar-se de que os softwares estão devidamente apropriados e em perfeitas condições de uso.

  1. Trata-se de um processo adaptativo e repetitivo

À medida que as empresas vão se desenvolvendo, os processos de segurança também vão se moldando às exigências. Com isso, podemos entender que o DevSecOps se torna bastante eficiente nos processos repetíveis.

Esse processo vai garantir que a segurança possa ser implementada com constância, e caso o ambiente no qual a segurança está inserida mude, este também muda e se ajusta aos requisitos demandados.

Quando investimos em DevSecOps, estamos garantindo uma automação extremamente sólida, além da adaptação, gerenciamento de configuração, infraestrutura imutável, contêineres e ambientes de computação sem servidor.

Conclusão

Conforme vimos, o DevSecOps é de extrema importância para a segurança de aplicativos, e além de tudo, reforça a segurança do que o DevOps já vem sendo implementado em determinado sistema.

Portanto, integrar automação e segurança é um dos principais objetivos dessa ferramenta, e é de extrema eficiência para empresas, marcas e negócios que desejam gerar competitividade no mercado atual com base em processos mais seguros e autênticos.

 

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o conceito e funcionalidade do DevSecOps, que tal conhecer as nossas soluções? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar sua empresa a se desenvolver ainda mais no mercado.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-