O que é IaC? Entenda o conceito e os benefícios dessa infraestrutura de TI

O que é IaC? Confira os benefícios dessa infraestrutura de TI
6 minutos para ler
Tempo de leitura 6 min

Sempre que se fala em infraestrutura de TI, vários termos aparecem para exemplificar diferentes modos de geri-la. Um dos mais recorrentes na atualidade é IaC. Mas você deve estar se perguntando: o que é IaC? Se essa dúvida vem martelando em sua cabeça há um tempo, veio ao lugar certo! IaC é a sigla para Infrastructure as Code, que significa Infraestrutura como Código.

Por muito tempo, era comum que os processos fossem supervisionados de forma manual, o que despendia muito tempo da equipe de Infraestrutura. De modo geral, com a IaC fica mais fácil gerenciar o ambiente operacional, porque basta desenvolver o código e tudo será feito por meio dele. A IaC é muito útil, principalmente em ambientes DevOps, para administrar recursos e procedimentos diversos.

Agora que mostramos o que é IaC, explicaremos como ela funciona e algumas outras informações importantes a respeito dessa infraestrutura crescente. Continue conosco!

Como funciona a Infraestrutura como Código?

Como dissemos, o provisionamento da infraestrutura de TI era feito manualmente, ou seja, os responsáveis tinham que configurar o hardware, alocar servidores, fazer de tudo. Só depois dessa organização era possível lançar uma aplicação. Hoje, graças aos avanços em Tecnologia da Informação, é possível manipular os recursos por meio da codificação. Para isso, foi criado o conceito de Infraestrutura como Código ou IaC.

Utilizando procedimentos automatizados por meio da programação, a falha humana é consideravelmente minimizada. Desse modo, é possível, por exemplo, instalar um servidor, verificar seu funcionamento, criar uma conta e manipular dados dentro de um banco utilizando apenas linhas de código. Assim, não é preciso contratar várias pessoas para gerenciar o banco de dados, somente um programador que desenvolva o código com as funções necessárias.

Vale lembrar que, para que de fato não ocorram erros, tudo deve estar bem documentado e organizado, assim a IaC funcionará corretamente. Caso contrário, pode haver a replicação de erros no sistema, o que acontece muito rápido diante da automatização. Por isso, é importante conferir tudo primeiro.

Qual é a diferença entre IaC e automação?

Apesar de serem termos comumente vistos juntos, IaC e automação não significam exatamente a mesma coisa. A Infraestrutura como Código ultrapassa a simples ideia de automação da infraestrutura. Ela necessita de práticas DevOps para minimizar falhas, reimplementar scripts em diversos servidores, além de envolver as equipes de desenvolvimento e operação. Já a automação por si só diz respeito ao processo de tornar automáticos quaisquer processos repetitivos, havendo vários modos de se fazer isso.

Quais são as ferramentas de IaC?

Existem várias maneiras de trabalhar com IaC atualmente, então, apresentaremos algumas ferramentas úteis ao implementar esse modo de gestão de infraestrutura de TI. Esses recursos foram criados para controlar e automatizar o provisionamento da infraestrutura, bem como monitorar os sistemas previamente. Além disso, uma das maiores utilidades proporcionadas por alguns desses instrumentos é a possibilidade de “voltar atrás” na atualização do código em caso de replicação de erros no servidor.

As ferramentas e softwares auxiliam na configuração dos sistemas existentes na infraestrutura em questão. Os exemplos mais comuns de recursos para IaC são: Azure, AWS Cloud Formation, Chef, Puppet e Ansible. Eles proporcionam análises de problemas na infraestrutura e tentam corrigi-los da melhor forma possível. Além disso, é possível ter uma visualização de toda a situação, tudo isso sem a necessidade de interação manual.

Quais são os seus benefícios?

Já entendemos melhor o que é IaC e como ela funciona, certo? Saiba que a Infraestrutura como Código traz diversos benefícios para uma empresa e equipes de desenvolvimento. Tendo esse conhecimento, vamos ver agora alguns desses benefícios que a Infraestrutura como Código proporciona ao ambiente de desenvolvimento.

Redução de erros

Com a implementação correta dos códigos e organização funcional da infraestrutura, a IaC possibilita uma redução extremamente significativa dos erros. Seja qual for a área, o erro humano é um dos maiores problemas enfrentados. Por isso, utilizar códigos que funcionam exatamente do modo como são programados, sem imprevisibilidades, é mais seguro.

É claro que, para que tudo esteja em sintonia, é preciso muita supervisão, garantindo o bom funcionamento da infraestrutura. Assim, pode-se utilizar a Infraestrutura como Código em sua melhor forma possível e manter os melhores resultados.

Aumento da produtividade

A IaC possibilita a realocação de profissionais no ambiente de trabalho, tornando-os mais produtivos. Sem a necessidade de os colaboradores fazerem trabalhos manuais na gestão de infraestrutura de TI, há muito mais espaço para desenvolver outras atividades e aumentar a produtividade da equipe. Desse modo, pode-se direcionar o esforço para outras áreas que necessitam da ação e do raciocínio humano, evitando o desperdício de recursos.

Independência dos desenvolvedores

Diversos sistemas exigem “babás” que ficam o tempo todo observando o seu funcionamento, prontas para corrigir qualquer problema que apareça. Quando uma empresa implementa a IaC, esse trabalho é muito mais flexível. Raramente será necessário ter diversos desenvolvedores trabalhando na gestão dos sistemas. Isso dá mais independência ao código em relação aos profissionais que trabalham com ele.

Melhor gerenciamento

Tudo o que vimos até agora culmina no ponto mais importante dos benefícios da IaC: o melhor gerenciamento da infraestrutura. As ferramentas de Infraestrutura como Código possibilitam análises profundas e correções rápidas de erros. Além disso, economiza-se tempo, recursos e profissionais ao automatizar a gestão da infraestrutura de TI com a IaC, tornando-a mais simples.

A Infraestrutura como Código traz uma enorme possibilidade de inovação para qualquer ambiente de desenvolvimento, além de reduzir erros e facilitar a vida dos desenvolvedores. Existem outras formas de otimizar a gestão de infraestrutura de TI, mas a IaC é, sem dúvidas, uma excelente opção para o mercado atual.

Agora que você descobriu o que é IaC, sabe que os seus recursos proporcionam uma enorme automatização de tarefas relacionadas à gestão. Mas nada disso adianta sem organização e conhecimento prévios dos responsáveis. É importante que o ambiente de desenvolvimento esteja em contato com as práticas e ideias da cultura DevOps, já que ela tem grande relação com a IaC.

Gostou desse post? Se quiser saber mais sobre gestão da infraestrutura de TI e sua importância, leia esse outro artigo! Depois de conhecer a IaC, será simples entender porque precisa de uma boa gestão.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Scroll Up