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Entenda o que é o omnichannel e porque é uma tendência

novembro 21, 2018
entenda o que é omnichannel
Tempo de leitura 5 min

Você já ouviu falar em omnichannel? Sabe qual a sua importância no mundo atual? De modo geral,omnichannel é uma estratégia que proporciona aos clientes uma experiência de compra mais agradável, intuitiva, completa e, simultaneamente, com menos barreiras entre o meio online e offline.

Durante o século XX, o planeta passou por grandes transformações, e tudo aconteceu em uma velocidade assustadora.

Atualmente, essas mudanças têm acontecido com ainda mais velocidade. O mercado não é mais o mesmo, o comportamento dos consumidores mudou abruptamente.

Hoje, o consumidor está mais exigente com os serviços e produtos. Sempre antenado às novas tecnologias, ele procura o menor preço e exige a melhor qualidade.

Neste post, vamos apresentar dicas úteis que podem ser aplicadas em seu negócio, a fim de capacitar sua empresa para se relacionar com o público-alvo. Para isso, abordaremos o conceito de omnichannel, qual a sua importância e como aplicá-lo. Continue a leitura!

O que é omnichannel?

Omnichannel é um conceito relativamente recente e tem mudado por completo a maneira como as compras, vendas e o atendimento aos consumidores são realizados, impactando propriamente os resultados do negócio e o relacionamento com os consumidores.

Se destrincharmos a palavra omnichannel, temos “omni”, que vem do latim e significa tudo, e “channel”, que vem da Inglaterra e significa canal.

Logo, omnichannel é um conceito que indica a conjugação de todos os canais ao mesmo tempo. No entanto, se olharmos somente a origem da palavra, podemos confundir com outros dois conceitos: o cross channel e o multi-channel.

De forma mais prática, é um conceito que indica que todas as opções de compra devem estar interligadas simultaneamente. Por exemplo, o consumidor pode utilizar o aplicativo de uma determinada loja para verificar se existe algum item específico em estoque.

Caso encontre por meio do aplicativo, poderá fazer o pedido com um dos funcionários da loja física e receber o produto em casa. Percebeu como todas as opções se integraram? Pois é disso que se trata o omnichannel.

Como surgiu o omnichannel?

O omnichannel surgiu devido à demanda dos clientes. Percebeu-se que os consumidores tendem a efetuar a compra em uma loja física e preferem que o produto seja entregue em casa, ou o contrário, fazem o pedido por uma loja virtual e querem retirar o produto na loja física.

Além disso, os clientes desejam dispor de diversas opções e facilidades, no entanto, nem todos os empreendedores estão prontos para atender essa nova realidade. É importante que os empreendedores absorvam essa nova demanda, caso contrário, estarão propensos a perder clientes.

Por que é uma tendência mundial?

As empresas estão cada vez mais dispostas a traçar um plano que proporcione a seus consumidores uma experiência única ao realizar uma compra. Disponibilizar uma loja virtual não é mais um diferencial e sim uma exigência mínima para as empresas que desejam continuar suas atividades.

Omnichannel teve tamanha repercussão pois procura oferecer uma nova experiência de compra para o usuário. Mesmo já sendo praticada por algumas empresas, essa estratégia ainda é recente  no Brasil e pode ser um diferencial frente à concorrência.

Quais são os principais benefícios?

O omnichannel tem se mostrado o novo caminho para as lojas na era digital. Por mais que determinados segmentos sejam reconhecidos por um bom atendimento e preço em lojas físicas, jamais descarte um canal online como algo complementar à loja existente.

Com a era digital, acompanhamos algumas mudanças no comportamento do consumidor, fazendo com que as compras online cresçam dia após dia. Essa estratégia tende a trazer melhoria na captação de clientes, afinal, além de atender em todos os canais, oferece alguns benefícios que apresentaremos a seguir.

Integração de dados e informações

Para que os canais interajam entre si, deve acontecer o cruzamento dos dados gerados e obtidos. Ou seja, todas as informações relacionadas aos clientes, compras e sobre o negócio em si estarão disponíveis em todos os canais simultaneamente, possibilitando simplicidade e agilidade nas atividades.

Redução de custos

À medida que as técnicas presentes no Omnichannel aumentam a eficiência das ações executadas, os custos das operações relacionadas aos processos reduzem de maneira significativa.

Entendimento do perfil do consumidor

As empresas precisam ficar atentas a todas as mudanças no comportamento dos consumidores. A geração atual tem DNA tecnológico e espera que as lojas ofereçam melhorias e ferramentas conectadas.

Sendo assim, o consumidor pode se sentir mais cativado quando a experiência de compra atender às suas necessidades. Ou seja, o fornecedor criará uma relação com os clientes, levando satisfação e transformando a experiência de compra em fidelização.

Aumento de produtividade

Com o omnichannel é evidente a velocidade das comunicações, já que tudo está interligado e pode ser acessado de maneira simples e a qualquer momento. Assim, os processos comerciais tendem a se tornar mais eficientes, atendendo os clientes de forma aprimorada e, consequentemente, aumentando a produtividade.

A gerência dos dados fica mais eficiente, uma vez que todos estão conectados, acelerando o atendimento. Para ter sucesso com o omnichannel, basta manter o foco no cliente, entendendo suas necessidades e características, e, por fim, criar um cenário propício para que ele se sinta à vontade.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e com as estratégias de omnichannel é possível promover uma boa experiência a seus clientes. O nível de qualidade que se encontra em todas as etapas deixa mais evidente a possibilidade de um cliente satisfeito. Isso pode trazer aumento no número de clientes de forma indireta e, consequentemente, aumento na receita.

O omnichannel pode ser visto como um desafio: se bem elaborado, proporciona incríveis resultados para seu empreendimento, destacando-o dos concorrentes do mercado.

Mesmo sendo um conceito muito discutido na atualidade, o omnichannel é relativamente novo e muitos empreendedores não se deram conta de sua importância. Tendo isso em vista, cabe a você colocar em prática o que foi apresentado aqui.

Entendeu o que é omnichannel e como ele pode ser útil para seu negócio? Quer ficar por dentro das tendências para conquistar o mercado, fazendo com que sua marca se destaque? Então nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e Linkedin.

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