O que é Single Sign-On e por que você deveria adotar na sua empresa

8 minutos para ler

O uso de aplicativos está aumentando no mundo corporativo, sem sinais de desaceleração. Se você administra qualquer tipo de empresa, provavelmente saberá que há várias soluções digitais necessárias para tarefas críticas de negócios.

À medida que o uso de aplicativos na nuvem aumenta, ele traz vantagens e desafios. Os benefícios são evidentes: a portabilidade dos aplicativos em nuvem possibilita o trabalho de qualquer lugar com conexão à Internet. Já os desafios não são tão visíveis, no entanto, como o número crescente de senhas usadas no dia a dia, que têm efeitos de segunda ordem.

Então, como você gerencia uma empresa e funcionários cujo uso de aplicativos só continuará a crescer? A solução está em habilitar o single sign-on (SSO). Entenda neste artigo!

O que é Single Sign-On?

Single sign-on (SSO) — ou, em tradução livre, logon único — é um método de autenticação popular projetado para simplificar a experiência de login, permitindo que os usuários insiram um único conjunto de credenciais para acesso a vários aplicativos.

O processo funciona contando com um relacionamento entre um provedor de serviços (um site ou aplicativo) e um provedor de identidade (o sistema SSO). Os dois certificados de troca contém informações de identidade. Esse ID, que vem na forma de tokens de login, contém informações sobre o usuário, como nome de usuário ou e-mail e senha, para permitir que o provedor de serviços saiba que a conexão é de uma fonte confiável.

Como funciona na prática?

Embora um login SSO seja simples para o usuário, o processo técnico por trás dele é um pouco complexo. Aqui está um detalhamento de como o SSO funciona:

  1. O usuário abre o site ou aplicativo que deseja usar, momento em que o provedor de serviços envia um token ao sistema SSO em uma solicitação para autenticar o usuário;
  2. Se o usuário já foi identificado — ou seja, ele fez login em uma visita anterior ou em outro aplicativo, ou site sob o mesmo guarda-chuva de SSO — o acesso é concedido. Se o usuário não estiver logado, ele será solicitado a fazê-lo;
  3. Quando o provedor de identidade validar as credenciais inseridas pelo usuário, ele enviará um token ao provedor de serviços para significar a autenticação;
  4. O provedor de serviços concede acesso ao usuário.

Embora o SSO possa não ser adequado para todas as organizações, para aquelas com vários aplicativos ou sites sob seu guarda-chuva pode ser uma boa escolha, não apenas do ponto de vista administrativo, mas em termos de satisfação do usuário.

Quais os benefícios para os negócios?

Então, por que as organizações estão adotando o SSO? E mais importante, por que você deveria implementá-lo em seu negócio? Vamos falar sobre os benefícios do Single Sign-On.

Melhora a satisfação do cliente

Se você notou, a maioria dos sites que oferecem SSO são redes sociais e outros que valorizam a experiência do usuário final. Isso não é coincidência. Mais do que qualquer outra coisa, o SSO foi projetado para aprimorar a experiência do usuário final durante os logins, tornando o processo rápido e simples.

Um processo de login amigável pode ser muito importante porque a tela de login é onde ocorrerá a primeira interação entre os usuários e os corredores internos do seu site. Se esses usuários são clientes, com certeza você quer que a experiência deles seja ótima desde o início.

Aumenta a produtividade

Em empresas que implementam políticas rígidas de senha, processos de login simples podem levar muito mais tempo do que o normal. Os usuários terão que retirar suas listas de senhas, escaneá-las e digitar lentamente cada caractere no campo. Se o login falhar, eles terão que verificar se perderam um caractere ou digitaram a senha errada.

E se falharem mais de três vezes, talvez precisem ligar para o help desk e solicitar uma redefinição de senha. Isso vai custar-lhes alguns minutos preciosos. Pior ainda, se o help desk estiver cheio de ligações, esses usuários podem ter que colocar algumas tarefas (incluindo as importantes) em espera.

Ter que lembrar e digitar apenas uma senha pode reduzir significativamente o tempo de login e reduzir as chances de falha de login. Assim, o SSO pode permitir que os usuários trabalhem imediatamente.

Melhora os recursos de conformidade e segurança

Um equívoco comum sobre o SSO é que, por reduzir as chaves de seus ativos de TI a uma única senha (por usuário), ele enfraquece a segurança. O argumento é que, se uma senha for roubada, vários aplicativos podem se tornar vulneráveis a ataques. Como o SSO permite que os usuários se lembrem apenas de uma única senha, será muito mais fácil incentivar o uso de senhas fortes e manter essas senhas confidenciais.

Outra maneira pela qual o SSO pode ajudar a alcançar a segurança e a conformidade é incentivando os funcionários a usar aplicativos de segurança, como um sistema seguro de transferência de arquivos. Eles desempenham um papel crucial em setores governados por regulamentações, como a PCI-DSS, porque protegem as transmissões de dados confidenciais.

Como implementar SSO na sua empresa?

A implementação do SSO gira em torno de um servidor central. Todos os aplicativos confiam nesse servidor mestre e o utilizam para acessar as credenciais de login. Se sua empresa tiver vários aplicativos, eles serão provavelmente executados em servidores diferentes, usando diretórios de usuários e mecanismos de autenticação distintos. Para que o logon único funcione, você deve integrar todos os seus aplicativos com o servidor SSO central.

Siga estas etapas para implementar a autenticação SSO na sua empresa.

Mapeie os aplicativos que você deseja conectar ao SSO

Identifique quais aplicativos devem fazer parte do seu ecossistema de SSO. Observe os padrões de login do usuário e identifique quais precisam acessar aplicativos específicos. Crie “pacotes” de SSO para cada conjunto que são comumente acessados por grupos de usuários. Veja se sua solução de SSO possui integrações e, caso contrário, prepare recursos de desenvolvimento para criar uma.

Integre com o provedor de identidade (IdP)

Se você tiver seu próprio provedor de identidade, certifique-se de que a solução SSO possa integrar e testar a integração. Determine o protocolo que você usará para se conectar ao IdP — normalmente, usa-se o Security Assertion Markup Language (SAML). Caso contrário, veja quais IdPs externos sua solução de SSO suporta — o login social através de plataformas como Google ou Facebook é comumente usado e conveniente para a maioria dos usuários.

Verifique os dados em seu diretório de identidade

Para que o SSO funcione, você deve ter informações precisas e confiáveis sobre seus usuários. Também é fundamental que as identidades em seu IdP correspondam às identidades usadas em aplicativos conectados via SSO. Certifique-se de que cada usuário em seu banco de dados tenha um e-mail e credenciais atualizados. O processo de verificação de dados também é uma oportunidade para remover usuários antigos e revogar privilégios desnecessários.

Avalie os privilégios do usuário

Antes de implementar o SSO, avalie cuidadosamente quais usuários ou funções têm acesso a quais aplicativos. A maioria das organizações adota o princípio do privilégio mínimo, onde cada usuário recebe as autorizações necessárias para desempenhar sua função. Certifique-se de definir os privilégios com cuidado, com base em uma sólida compreensão dos usos comerciais de cada aplicativo.

Garanta a alta disponibilidade do sistema SSO

O SSO é um serviço de missão crítica e um ponto único de falha para seus aplicativos. Se você estiver executando o servidor SSO no local, deverá configurar a redundância e garantir que ele tenha controles de segurança de camada de aplicativo e rede apropriados. Se você estiver usando um serviço de nuvem, verifique quais níveis de confiabilidade ou disponibilidade ele oferece. Certifique-se de ter configurado corretamente as opções de segurança do provedor.

A autenticação Single Sign-On veio para ficar. Os sistemas descentralizados estão se tornando cada vez mais comuns e a autenticação é um aspecto essencial de todos eles. Soluções como as oferecidas pela FábricaDS — que é parceira da Red Hat —, por exemplo, facilitam muito a integração do Single Sign-On em seus aplicativos novos ou existentes. Se você estiver implementando a autenticação para um novo aplicativo ou serviço, considere integrar o SSO desde o início.

Achou este artigo relevante para o seu trabalho? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre tecnologia e negócios diretamente no seu e-mail!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-