O que é SRE (Engenharia de Confiabilidade de Sites)?

sre
6 minutos para ler

A SRE vem ganhando ampla notoriedade no mercado de engenharia de sites pela sua capacidade de assegurar aos usuários a confiabilidade dos softwares utilizados e, ao mesmo tempo, apresentar diversas funcionalidades úteis no dia a dia, facilitando o trabalho da equipe de administradores.

SRE é um termo designado às diversas abordagens e práticas referentes à engenharia de software ligada às áreas de TI. No geral, trata-se da utilização de softwares como ferramentas para gerenciar sistemas, automatizar atividades operacionais e solucionar problemas dentro do sistema. Esse termo foi criado pela equipe de engenharia de softwares da Google, tendo como principal atribuição Ben Treynor Sloss, o vice-presidente de engenharia da empresa.

A Engenharia de Confiabilidade de Sites é excepcionalmente útil quando se trata da criação de softwares escaláveis e confiáveis, já que propicia aos administradores de sistemas a capacidade de gerenciar esquemas extensos através de códigos.

É tarefa principal dos engenheiros, analistas de testes e administradores aprimorar e automatizar cada vez mais as tarefas operacionais dos sistemas, ajudando a promover sua confiabilidade e crescimento para garantir a eficiência de determinado site.

Continue lendo para entender mais o que é SRE. Confira!

O que é SRE?

Antigamente, a maneira na qual os administradores de sistemas escreviam e mantinham códigos era, na maioria das vezes, de forma manual e lenta, isso quando as máquinas e o sistema não eram tão extensos.

Porém, quando o número de processamento de dados e máquinas passou a aumentar cada vez mais, tornou- se praticamente inviável utilizar pessoas para administrar as máquinas de forma completamente manual.

Pensando nisso, os grandes aspectos que definem a SRE são a padronização e a automação, já que essas duas vertentes têm como objetivo a utilização de códigos para gerenciar hosts e softwares extensos.

Dessa forma, as equipes de SRE utilizam softwares como ferramentas de gerenciamento de sistemas e códigos extensos, a fim de solucionar problemas de eficiência e automatizar os longos processos operacionais.

Com tudo isso, é possível promover maior confiabilidade ao software, tudo de forma crescente, automatizada, confiável e escalável.

Mas o que fazem os profissionais e as equipes de SRE?

O que faz um profissional de SRE?

Um profissional de SRE, ou engenheiro de confiabilidade de sites, tem como principal objetivo promover a confiabilidade, padronização e automatização escalável no desenvolvimento de softwares e operações de TI.

É uma atividade que requer bastante experiência e conhecimento na área. Vale destacar que o termo SRE é recente (2000), por isso é importante pesquisar e conhecer mais sobre o tema. Uma dica de leitura é o livro-manual “Site Reliability Engineering: How Google Runs Production Systems”, também disponível em português.

Métricas Usadas pelo Profissional de SRE

Através da adoção de métricas de definição de níveis de serviços, os engenheiros que utilizam as práticas do SRE devem se preocupar em, junto às equipes, promover padronização e determinar em qual momento e como novas funções serão lançadas no software.

Essas métricas são as SLAs, SLI, SLO, que definem a confiabilidade de um sistema através de indicadores de níveis e objetivos de níveis de serviço.

Assim, toda a equipe é capaz de analisar se a tomada de decisão acerca de um novo serviço ou funcionalidade é boa ou não, utilizando-se dessas métricas que, através de níveis de serviços, determinam a confiabilidade, taxas, disponibilidades e solicitação de serviços.

Após essa análise minuciosa dos benefícios de uma nova funcionalidade em um software, caso o serviço esteja dentro do desejado, a equipe terá em mente a necessidade de lançar ou não tal produto.

Dessa forma, para determinar a decisão final, são realizados testes padronizados e automatizados nas operações do sistema para determinar a confiabilidade e utilidade do serviço.

Caso o sistema apresente um número alto de erros e desvantagens através dos níveis de métrica, a equipe não poderá realizar nenhum lançamento até que as falhas de operação sejam corrigidas.

Por isso, é importante que os engenheiros de software SRE tenham um conhecimento sólido acerca do assunto: gerenciamento de códigos, compiladores, linguagens de configuração, gerenciamento de pacotes, ferramentas de compilação, gerenciamento de clientes etc.

Finalidades do SRE

Com a adoção das operações SRE, o principal objetivo da equipe será alinhar as métricas de serviços com as operações realizadas, visando sempre o desempenho do sistema, a resolução de problemas, disponibilidade, eficiência, monitoramento e latência.

Assim, é imprescindível que o engenheiro de confiabilidade de sites saiba monitorar de forma eficiente os sistemas e as operações para, dessa forma, saber atualizar os serviços sempre que necessário e, é claro, saber responder a problemas e erros.

Como previsto pela SRE da Google, essa administração envolve documentar incidentes, entender as causas do incidente e promover ações que previnam que estes aconteçam novamente.

Diferença entre SRE e DevOps

Muitas vezes a SRE é confundida com a DevOps, já que é fato o grande número de semelhanças entre as duas. Porém, é possível destacar o que faz delas metodologias diferentes.

Primeiro é preciso entender o porquê de serem confundidas:

  • Ambas são abordagens de automação, padronização, cultura e design de uma plataforma em questão;
  • Ambas têm como objetivo principal promover mais valor aos negócios e aumentar a capacidade de respostas aos problemas da equipe;
  • Ambas visam criar novas funcionalidades, a fim de entregar serviços de forma rápida, sem deixar de lado a qualidade;
  • Ambas visam acelerar a entrega de serviços melhorando a relação entre equipes e operações de TI.

É possível aplicar as duas de forma complementar ou substitutiva. Porém, o que diferencia a SRE da DevOps é que, na SRE, é essencial que haja um engenheiro de confiabilidade de sites especializado e uma equipe experiente para que os problemas com comunicação e operações sejam eliminados.

Além disso, o profissional de SRE é responsável por habilidades e atividades que envolvem ambas as áreas.

Sendo assim, profissionais de SRE assumem maior responsabilidade de serviços e dão maior importância na implantação e no monitoramento de operações, diferente dos DevOps, que se concentram no suporte e na velocidade do desenvolvedor.

 

Este texto te ajudou? Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre nossos serviços e continue lendo nossos textos sobre tecnologia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-