Por que as soluções cloud são um ótimo investimento para empresas?

soluções cloud
6 minutos para ler

Entre os executivos de TI, 93% dizem que ao menos um dos processos de sua empresa está em transição para soluções cloud e 56% indicam que pretendem mover todos os seus sistemas para a nuvem. Apesar disso, apenas 31% das organizações têm uma estratégia amadurecida e capaz de gerar bons resultados para os negócios.

Ou seja: apesar de estar cada dia mais difundida, poucas empresas conseguem extrair todos os benefícios da computação em nuvem. Afinal, poucos responsáveis por TI entendem perfeitamente o que é, os benefícios e como implantar as soluções em nuvem.

Quer saber como utilizar a computação em nuvem na sua empresa? Então, continue lendo e confira!

O que é a tecnologia cloud?

Até pouco tempo, se uma empresa necessitasse utilizar um recurso computacional, como um servidor, um sistema operacional ou uma aplicação, ela precisaria comprar o hardware ou o software, esperar que ele chegasse, dedicar um espaço para sua instalação e fazer as configurações iniciais.

Isto é, as empresas precisavam investir alto valor para adquirir as tecnologias e gastavam muito tempo entre a compra e a configuração dos recursos.

A computação em nuvem eliminou essas barreiras. Agora, as empresas podem contratar vários hardwares, softwares e ambientes completos de TI utilizando a internet para consumir os serviços. Em 2009, o Gartner indicou quatro grandes características que definem a computação em nuvem e podem ajudar a compreendê-la. Confira a seguir!

É um modelo baseado em serviço

Não existe a aquisição de equipamentos, mídias ou caixinhas de softwares. As empresas contratam aquilo que utilizarão e pagam por um tempo determinado. Ao término do contrato, o cliente não terá direito a nenhum recurso físico.

É pago por uso

A segunda característica é que o cliente só paga por aquilo que usar. Isso quer dizer que ele pode ser cobrado por usuário que acessa o sistema, por recurso utilizado ou pelo tempo que um componente fica ativo em sua conta.

É escalável

Você pode adicionar ou retirar recursos sempre que necessário. Pode, por exemplo, aumentar a capacidade de processamento de uma máquina durante picos de demandas, evitando possíveis lentidões no sistema.

É acessada pela internet

Todos os recursos são acessados e entregues via protocolos de internet e, em poucos casos, há a instalação de aplicações em uma máquina física.

Quais são os tipos de serviços de nuvem?

Para facilitar a compreensão sobre as categorias de serviços cloud que podem ser contratados pelos clientes, os fornecedores das soluções criaram três agrupamentos de recursos:

Infrastructure as a Service (IaaS)

Contratar infraestrutura como serviço é poder usar máquinas virtuais, servidores, storages, dispositivos de rede, entre outros hardwares, sem precisar investir em espaço físico, compra de equipamentos, profissionais capacitados para fazer a manutenção dos ativos.

Por exemplo, a empresa pode contratar máquinas virtuais para implantar o seu sistema de gestão empresarial.

Platform as a Service (PaaS)

Ao contratar a plataforma como serviço, o cliente recebe, além da infraestrutura, alguns recursos adicionais, como sistemas operacionais. Isso ajuda a criar ambientes completos para desenvolvimento, teste e homologação de aplicativos, por exemplo.

Software as a Service (SaaS)

O modelo mais comum de soluções cloud é o de software como serviço. Ao usá-lo, a empresa não se preocupa com a manutenção da infraestrutura nem com a implantação e desenvolvimento da aplicação.

O seu foco está no uso da ferramenta contratada. Por exemplo: um cliente pode utilizar um CRM ou um aplicativo de organização financeira sem conhecer nada sobre TI.

Quais são os principais benefícios das soluções cloud para as empresas?

Existem três grandes vantagens na utilização da computação em nuvem:

Redução de custos

Essa é a vantagem citada por 77% dos entrevistados em um estudo liderado pelo IDC. A diminuição de gastos é resultado de uma combinação de fatores:

a empresa não precisa investir na aquisição de dispositivos físicos; elimina custos indiretos com energia, nobreaks, equipamento de refrigeração, entre outros; reduz a necessidade de pessoas para fazer a manutenção de seus hardwares e diminui o tempo necessário para contratar novos recursos.

Ampliação das receitas

Para 10% das empresas, a computação em nuvem traz a vantagem de criar serviços serviços ou produtos e, com isso, incrementar o faturamento de seus negócios. Nos Estados Unidos, esse aumento de receita representa, em média, mais 1,6 milhão de dólares para as organizações.

Qualificação do atendimento do time de TI

Com um escopo de trabalho reduzido, o time de TI passa a dispor de mais tempo para a prestação de serviços e suporte para as aplicações estratégicas da empresa (99%). Isso gera maior capacidade para atender níveis de SLA mais complexos e elevados — foi o que indicaram 72% dos entrevistados pelo IDC.

Logo, se a sua empresa quer acelerar a forma como inova e agrega valor para seus clientes, reduzindo custos e sem aumentar a equipe de TI, a computação em nuvem será uma boa alternativa.

Como implementar as soluções cloud nos negócios?

O primeiro grande passo para adotar as soluções em nuvem é descobrir como os serviços funcionam, quais suas limitações, riscos, vantagens e possibilidades. Por exemplo, ao decidir migrar os sistemas da empresa para o data center de algum fornecedor, é imprescindível analisar como funcionarão os uploads.

Contudo, não existe uma receita pronta, e cada empresa terá que criar seu modelo customizado de migração de sistemas, arquivos e infraestrutura para a nuvem. Nesse sentido, um bom parceiro com expertise comprovada poderia apoiar desde a definição da estratégia até o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI).

As soluções cloud podem gerar vantagens competitivas significativas para a empresa, quando bem implementadas.

O desafio dos gestores está em criar estratégias eficientes de migração de sistemas para a nuvem, gestão ativa da infraestrutura, com a ativação e o desligamento de recursos sempre que necessário, integração entre softwares e desenvolvimento de aplicações para acelerar o negócio da empresa.

Certamente, um parceiro especializado pode ajudar as organizações a superar esses desafios.

Quer descobrir como a FábricaDS pode apoiar a utilização, a integração e o desenvolvimento de soluções cloud na sua empresa? Então, entre em contato com nossos especialistas e agende um bate-papo sobre esse tema.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-