Conheça as Soluções Open Source da Red Hat

8 minutos para ler

A busca por novos recursos em tecnologia que possam elevar o padrão de produtividade de qualquer negócio é sempre muito importante, ainda mais se consideramos que, atualmente, há uma grande competitividade em praticamente todos os segmentos do mercado. Por isso, pode ser muito interessante aprender o que são as soluções open source da Red Hat.

Empresa gigante no setor de sistemas de código aberto, suas ferramentas podem otimizar a rotina do seu empreendimento, através de programas gratuitos e livres, que são produzidos e aprimorados constantemente por uma comunidade fiel. Ficou interessado? Então, continue sua leitura e aprenda mais sobre essa possibilidade. 

Afinal, o que é uma solução open source?

O termo open source deriva do inglês e pode ser traduzido como “código aberto”. Na prática, isso se refere a sistemas que são projetados para poderem ser acessados abertamente pelo público. Ou seja, qualquer pessoa pode não apenas visualizá-los e utilizá-los, como também modificá-los e distribuí-los de acordo com suas demandas e necessidades. 

Com isso, diversas comunidades foram se formando, muitas vezes de maneira totalmente espontânea, aprimorando os produtos e criando soluções empresariais de software, de forma descentralizada e colaborativa. Nos dias de hoje, o open source pode ser compreendido como um verdadeiro movimento tecnológico de inovação e solução de problemas.

Quais as soluções open source disponibilizadas pela Red Hat? 

Atualmente, a Red Hat é encarada como a maior empresa open source do planeta, apostando em modelos de desenvolvimento que se tornaram úteis para pessoas e organizações em todo o mundo. Isso é feito não apenas pela criação de sistemas e tecnologias, mas também ajudando nos projetos da comunidade e protegendo licenças de código aberto. 

Entre as principais soluções Red Hat open source, podemos destacar a infraestrutura em nuvem híbrida, que confere grande flexibilidade e oferece uma plataforma consistente, seja em ambientes públicos ou privados, elevando a capacidade de atender clientes e oferecer aplicações, com a velocidade e agilidade que o mercado de hoje exige. 

Outra ferramenta muito celebrada da Red Hat é a de automação e gerenciamento de TI, que economiza tempo e oferece suporte à estabilidade, permitindo escalar verticalmente com total segurança. Já a transformação digital da Red Hat não é um produto, mas sim um processo contínuo, que pode contribuir para que sua empresa se mantenha à frente da concorrência. 

Na FábricaDS, disponibilizamos as seguintes soluções: 

Red Hat Satellite

O Red Hat Satellite é um produto desenvolvido especificamente para manter ambientes Red Hat Enterprise Linux®. Trata-se de uma solução que pode ser de extrema utilidade para gerenciar sua infraestrutura, centralizando a gestão em um único console, reduzindo erros e deixando seu negócio em sintonia com altos padrões de conformidade.

Red Hat JBoss Fuse

O Red Hat® JBoss® Fuse é outra solução que pode ser de muita utilidade para sua empresa. Trata-se de uma plataforma de integração leve e flexível, que possibilita uma integração rápida no seu negócio. É uma opção que permite o aumento de produtividade dos desenvolvedores e responde às exigências de setores em constante transformação.

JBoss Enterprise Application

O Red Hat® JBoss® Enterprise Application é completamente certificada para Java™ e é a plataforma líder no setor. Entre as suas principais vantagens, podemos destacar proteção, desempenho e escalabilidade para sua organização, com arquitetura leve e flexível para ambientes virtuais e/ou nuvens privadas, públicas ou híbridas.

OpenStack Platform

O OpenStack Platform da Red Hat é uma plataforma de nuvem, na qual é possível conseguir um gerenciamento unificado, que permite acompanhar custos, controlar recursos e garantir o melhor padrão de conformidade. Além disso, conta com parcerias com centenas de provedores certificados, possibilitando ainda mais personalização. 

Red Hat Enterprise Linux

O Red Hat® Enterprise Linux® é uma plataforma com elevado padrão de estabilidade e flexibilidade, com um sistema operacional baseado em open source e líder dentro do seu mercado. Trata-se da base que permitirá a escalação das aplicações existentes, além da implantação de novas tecnologias e todos os tipos de nuvem.

Red Hat Enterprise Virtualization

O Red Hat® Enterprise Virtualization é uma plataforma de virtualização empresarial com suporte da Red Hat, cujo desenvolvimento foi voltado para oferecer uma base aberta e ágil, em sintonia com as mais altas demandas da modernidade. Permite virtualizar recursos e aplicações, para quem busca um futuro conteinerizado e em nuvem.

Como essas soluções podem ajudar sua empresa?

Definitivamente, as soluções open source disponibilizadas pela Red Hat podem ser úteis para sua empresa. Afinal, os softwares estão se tornando essenciais para organizações de todos os segmentos do mercado, permitindo que sejam realizadas diversas operações de maneira mais assertiva, sejam elas as mais simples ou até mesmo as mais complexas.

Com um modelo de desenvolvimento colaborativo que compartilha o conhecimento, seu negócio terá um produto criado por uma grande comunidade de desenvolvedores, que estão testando constantemente e garantindo sua confiabilidade. Dessa forma, sempre serão ofertadas atualizações, corrigindo falhas e otimizando o sistema. 

Os desenvolvedores da Red Hat, por exemplo, participam constantemente de inúmeros projetos. Além disso, como é possível editar o código-fonte para ampliar recursos, há grande flexibilidade nas ferramentas, o que permite fazer alterações, retirando funcionalidades desnecessárias ou adicionando outras que possam ser úteis para sua operação. 

Quais os benefícios das soluções open source da Red Hat?

Se você chegou até aqui, já aprendeu o que é uma solução open source e é bem provável que já esteja cogitando a adoção de softwares de código aberto para o dia a dia do seu negócio. No entanto, caso ainda esteja em dúvida, não deixe de conferir, logo a seguir, alguns dos principais benefícios das Soluções open source da Red Hat. 

Economia na implantação de soluções

Não podemos negar que um dos grandes benefícios das soluções open source da Red Hat é a economia na implantação de soluções. Isso ocorre porque a abordagem de softwares da empresa vai ao encontro do modelo de licenciamento tradicional, que é bastante dispendioso e implica em uma dependência constante dos fornecedores. 

Com o código aberto, os usuários têm total liberdade e opções para escolher as soluções mais adequadas para as necessidades de cada empresa. Dessa forma, é possível utilizar os melhores softwares corporativos sem dor de cabeça e que não estão presos à relação ultrapassada de taxas para fazer upgrades, contratos de manutenção e assim por diante. 

Modelo de desenvolvimento confiável

Outro dos grandes benefícios das soluções open source da Red Hat é o modelo de desenvolvimento totalmente confiável. Afinal, com o código aberto, cada produto pode (e deve) ser desenvolvido e aprimorado pela comunidade, que incrementa cada projeto, aprimora a segurança, corrige erros, mitiga vulnerabilidades e adiciona recursos. 

Naturalmente, tudo isso implica em programas de software mais protegidos, pois o próprio modelo permite uma rápida detecção de ameaças e aplicação de patches necessários. Como se isso não bastasse, a própria Red Hat testa, reforça e disponibiliza um suporte de alto nível, ao mesmo tempo em que desenvolve novas tecnologias.

Colaboração de comunidades open source

Por fim, não dá para falar dos benefícios das soluções open source da Red Hat sem citar a colaboração de comunidades de código aberto. A própria internet democratizou o acesso de talentos aos produtos disponíveis e, com isso, existem diversos desenvolvedores espalhados pelo mundo, que podem dar a sua contribuição para projetos colaborativos. 

A Red Hat protege e defende a propriedade intelectual open source, além de recrutar especialistas que participam ativamente do modelo de desenvolvimento, gerando tecnologias inovadoras, interativas e seguras. Com isso, são criadas melhores aplicações, muitas das quais já prontas para a implantação e podendo resolver muitos dos problemas da sua empresa.

Como você pôde ver, as soluções open source da Red Hat podem ser um ativo importante para o dia a dia da sua empresa. São softwares em constante evolução, que otimizarão seus processos internos, de acordo com suas características e necessidades. 

Gostou de aprender mais sobre as soluções open source da Red Hat? Quer contar com a ajuda de um dos maiores especialistas em open source? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-