vCenter Server: entenda a importância do gerenciamento de servidores

vCenter Server
7 minutos para ler
Tempo de leitura 7 min

Atualmente, muitas empresas precisam contar com infraestrutura de servidores muito complexa, pois lidam com vários aplicativos diferentes. Assim, o gerenciamento torna-se uma tarefa essencial, pois elabora uma política para otimizar o uso de cada equipamento.

Para isso, é necessário contar com uma ferramenta multifuncional que viabiliza sua integração com toda a estrutura de hardware e software. Nesse cenário, o vCenter Server pode ser um ótimo aliado.

Por meio dele, gestores de TI podem executar várias funções. Definir as atribuições de cada administrador e usuário dos demais produtos VMware, monitorar e controlar o uso das capacidades do servidor por aplicativo e atualizar os softwares são algumas delas.

Quer se aprofundar no assunto? Continue a leitura!

Quais são as tarefas de gerenciamento de servidores?

Monitoramento do servidor

O gerenciador vai verificar todos os aplicativos que estão sendo executados em cada equipamento, analisando seu status, possíveis falhas, problemas mais recorrentes, o tempo de atividade etc. Com essas informações, o gestor de TI pode planejar um uso mais estratégico da capacidade dos servidores.

Pode acontecer, por exemplo, de aplicativos menos importantes para seu negócio estarem ocupando uma maior parcela da capacidade da infraestrutura e, portanto, comprometerem o funcionamento dos seus produtos principais. Se for esse o caso, o gestor pode utilizar softwares para limitar o uso para algumas aplicações e ampliar para outras.

Atualização

As empresas que oferecem infraestrutura e serviços de servidor variam muito em relação às funcionalidades que oferecem. Assim, há aquelas que não disponibilizam a opção de atualização automática de seu software. Com isso, todo o processo deve ser feito manualmente pelos administradores de TI.

Com um gerenciador de servidores, como o vCenter Server, você poderá contar com a atualização automática, mesmo no caso de produtos que não oferecem essa possibilidade.

Configuração

O gerenciamento de softwares centraliza em uma única plataforma a configuração dos servidores e dos softwares em execução. Desse modo, o gestor não precisa abrir várias janelas para resolver um problema simples. Em uma única interface, ele poderá alterar todas as configurações mais importantes.

Quais as vantagens do monitoramento de servidores?

Resolução ágil de problemas

Como qualquer infraestrutura de TI, seu servidor provavelmente vai falhar em algum momento caso você não tenha uma política de monitoramento. Os programas de gerenciamento de servidores buscam resolver esse problema, detectando pequenas falhas antes mesmo que elas causem mais danos em cadeia ao sistema.

Um bom gerenciador de servidores é capaz de realizar a manutenção preventiva do sistema automaticamente com as melhores ferramentas disponíveis. Assim, alcançamos uma gestão proativa por meio de tarefas programadas, como manutenção de aplicativos essenciais, gerenciamento de patches de sistemas operacionais, entre outras.

Otimização

A otimização significa que seus equipamentos receberão toda a capacidade do gerenciador para melhorar o desempenho do servidor. Assim, os administradores contam com um painel de controle com os indicadores mais importantes da performance do equipamento.

Tudo isso baseado em linguagem HTML 5, ou seja, você consegue utilizar as funções essenciais do vCenter em qualquer navegador. Isso melhora tanto a capacidade de resposta quanto a usabilidade.

Além disso, você poderá atribuir funções personalizadas para cada usuário do vCenter, pesquisar rapidamente na função de inventário ou aprovisionar novas máquinas virtuais em uma interface amigável, que prescinde de um conhecimento avançado em linguagens da programação. Consequentemente, há um ganho maior em visibilidade e monitoramento de máquinas virtuais e hosts.

Segurança

Uma das principais tarefas dos gestores de servidores e de data centers é a manutenção da segurança dos sistemas. Eles devem garantir que os dados estão protegidos por uma infraestrutura de firewalls adequada e de antivírus baseada em aprendizagem de máquina.

Além disso, é preciso contar com uma boa política de recuperação de dados com ferramentas de recuperação de desastres e backups seguros. Um gerenciador de servidores integra-se às ferramentas de segurança e verifica quais delas estão ativas e atualizadas.

Redução de custos

Um bom gerenciador de servidores conta com ferramentas que automatizam várias funções, como as que você viu nos tópicos anteriores. Isso tem dois benefícios: ele centraliza funções que teriam de ser executadas por vários softwares e diminui a demanda por mão de obra humana.

Com isso, você não precisará se preocupar tanto em contar com uma grande equipe de TI para gerenciar infraestruturas mais robustas.

Se você receia que tamanha automação prejudique o nível de qualidade do seu serviço nos momentos de falha, saiba que a maioria dos provedores, atualmente, contam com um suporte 24 horas e com resolução rápida.

Além disso, os fornecedores desse tipo de serviço costumam oferecer ferramentas para virtualização de servidores. Em vez de comprar vários equipamentos para provisionar seu uso nos diferentes aplicativos, você pode dividir um único servidor físico em vários servidores virtuais. Com isso, você pode dividir a capacidade de uma máquina para diversos produtos.

Como o VMware vCenter Server funciona?

As ferramentas de virtualização dos outros produtos VMware integram-se ao vCenter. Para isso, todos os dados sobre o inventário e o desempenho dos hosts e máquinas virtuais são armazenados em um banco de dados único, que é acessado pelo vCenter.

A partir disso, o gestor pode acessar o vCenter Server pelo cliente vSphere em todos os PCs que estão ligados à mesma infraestrutura de servidores. Como explicamos, isso pode ser feito em qualquer navegador, pois a linguagem HTML 5 permite essa versatilidade.

Quando o gestor alterar as funções dos servidores e as permissões de cada usuário, todas as máquinas são atualizadas automaticamente, pois o banco de dados é compartilhado. Assim, um único console pode ser utilizado para administrar toda a rede.

Além disso, ele contará com um mecanismo de busca avançado, permitindo que os usuários autorizados encontrem os hosts, as máquinas virtuais e demais objetos do inventário das ferramentas VMware.

Quais vantagens o vCenter Server traz para as empresas?

Gerenciamento centralizado

Por meio da plataforma vCenter, o setor de TI é capaz de provisionar e configurar rapidamente toda a infraestrutura de servidores utilizando uma interface única.

Isso traz um monitoramento mais preciso do desempenho de cada componente estrutural, como o CPU, o armazenamento, a memória RAM e a rede.

Automação

No vCenter, os administradores podem programar tarefas e alertas para realizar a manutenção adequada de toda a infraestrutura. Após essa etapa, as funcionalidades vão se ativar automaticamente.

Os alertas são úteis para as tarefas cuja automação ainda não está disponível e a mão de obra humana é necessária. Por meio desse sistema, é possível priorizar determinadas ações, tendo em vista as necessidades atuais do negócio.

Segurança

O vCenter é uma ferramenta que se atualiza automaticamente para manter a conformidade com os padrões de patch do servidor.

Isso evita que os hackers se aproveitem das vulnerabilidades dos sistemas, pois a VMware está o tempo inteiro monitorando ameaças e melhorando os seus produtos para evitar qualquer falha.

Eficiência energética

Por fim, não podemos deixar de citar uma ferramenta muito interessante do vCenter: o VMware Distributed Power Manager. Utilizando a aprendizagem de máquina, ele percebe os padrões de uso dos usuários do servidor e provisiona o uso de energia de forma otimizada.

O vCenter Server é um produto essencial para você realizar suas tarefas de gerenciamento de servidores. Com alertas e tarefas programadas, as equipes de TI jamais se esquecerão de realizar a manutenção adequada dos servidores. Com o seu sistema de segurança, os dados vão estar protegidos da concorrência. Com o monitoramento correto, suas aplicações farão o uso otimizado da infraestrutura.

Percebeu como o gerenciamento de servidores é essencial para os negócios? Então, não deixe de compartilhar nosso post nas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Scroll Up