Você Conhece a Automação com Ansible?

6 minutos para ler

Vivemos em um mundo de tecnologias cada vez mais presentes, cuja produtividade tem se tornado um diferencial na busca de um trabalho primoroso. Uma dessas ferramentas é o Ansible, e falaremos sobre ele neste artigo.

Ansible: o que é?

O Ansible é uma ferramenta de Código Aberto ou Open Source como é mais conhecido, que desempenha a função de automatizar diversos processos em sua empresa na área de TI, assim, muitos programas podem ser instalados utilizando tal “software” para que algumas ações possam ser realizadas de maneira automática no sistema.

Funcionamento do Ansible

O Ansible funciona se conectando aos módulos para eles realizarem tarefas diárias de maneira automática, dando ao sistema de forma geral uma maior produtividade, pois com a automação, as funções não dependem de um colaborador que pode ser realocado para atender outras necessidades.

Após instalado, o Ansible irá transferir módulos para os programas indicados e assim começará o gerenciamento de maneira automática. Ainda existe a opção de módulos integrados, dessa forma é possível alterar determinadas funções ou acrescentar outras.

Vantagens da automação por meio do Ansible

Os custos para a implementação do Ansible em sua empresa são irrisórios frente aos benefícios que receberá. Também terá acesso de maneira 100% digital para dinamizar o provisionamento de servidores dando uma maior eficiência aos trabalhos.

Com a adoção do Ansible, seu sistema agirá de forma orgânica, isso impedirá falhas que podem acabar em vazamento de dados, além de uma maior facilidade em reparar erros críticos através de recuperação de informações.

Com uma infraestrutura, sua equipe ganhará produtividade e uma maior flexibilidade para lidar com problemas gerados de maneira inesperada. Além disso, o Ansible garante ao usuário uma estrutura que irá se adaptar às necessidades e desafios enfrentados no dia a dia de sua empresa, criando uma proatividade benéfica aos seus negócios.

Ansible é o Gerenciamento das Configurações

Para se certificar que o sistema funcione de maneira adequada, é necessário gerenciar as configurações através de manutenções periódicas de cada servidor e programa. Tais ações podem ser feitas de forma tradicional ou por scripts que serão personalizados pelos profissionais responsáveis.

Assim, o Ansible se torna uma ferramenta indispensável para uma maior automação e produtividade, pois o gerenciamento diminui a probabilidade de erros no sistema e com isso a interrupção das atividades de sua empresa, dado que a manutenção traz fluidez aos programas, fazendo-os mais estáveis.

O Ansible com uma manutenção adequada impede a instalação de programas redundantes, deixando a rede mais leve, além de facilitar a recuperação de dados em caso de falhas de grande porte. Isso traz maior velocidade na mudança de áreas onde as informações se encontram.

Automação do Provisionamento através do Ansible

Com uma infraestrutura não automatizada, torna-se extremamente cabível de erro o monitoramento do provisionamento, pois o não acompanhamento constante pode acarretar falhas, sejam elas humanas ou não.

Com o auxílio do Ansible, será possível criar uma infraestrutura mais proativa, eliminando grande parte da necessidade do fator humano, sendo muitas vezes a causa das complicações, facilitando um provisionamento mais eficiente.

Traz uma maior rotatividade de “containers” numa área e leva a um menor tempo de espera para a identificação de cargas liberadas, pois a automação informará a liberação assim que tais dados entrarem no sistema.

Ansible na automação de rede

Como a automação de rede utiliza uma programação que segue a lógica de otimização do sistema, sua equipe poderá personalizar, criando proteções, melhorias e uma maior comunicação entre os sistemas, fazendo com que haja uma ferramenta mais orgânica, pois a integração causa uma maior produtividade, já que independe do fator humano.

Por muito tempo a gestão das redes permaneceu sem evoluir, o que é por si só uma contradição, já que estamos falando de um segmento da área de TI.

A dependência do fator humano nas ações de criação de infraestrutura e manutenção acarretava tempo e recurso, que na maioria das vezes eram mais falhos, o que acabou por fazer com que muitas empresas tivessem prejuízos dados aos constantes atrasos na realização de tarefas que seriam melhor executadas pela automação por meio do Ansible.

Com a utilização do Ansible na automação de rede, seus funcionários se tornarão mais eficientes, pois terão acesso a informações atuais e seguras, podendo agir de maneira pontual em caso de necessidades inesperadas.

Ansible na automação de sua segurança

Com o Ansible na automação de sua segurança, sua rede terá meios para repelir ataques de maneira instantânea, pois estará sempre sobre monitoramento, sem a necessidade de que nenhum funcionário precise buscar e encontrar as falhas em seu sistema.

Assim, ações simples de segurança serão aplicadas de maneira pontual em tarefas diárias, trazendo uma maior proteção aos dados, fazendo cair em muito os números de violações das diretrizes de defesa do sistema.

A utilização do Ansible na automação de sua segurança traz à sua empresa uma maneira mais eficaz de identificar ameaças, validar e permitir acesso ao sistema, sem precisar esperar as ações tardias feitas pelo colaborador.

Em caso de ataque, o Ansible avisará o administrador do sistema e começará medidas visando proteger as informações contidas na rede de uma maneira eficaz e em diversas partes onde o invasor pode tentar se esconder, criando assim uma forma em que o Ansible pode não apenas defender o sistema, como identificar a origem da ameaça e enviar tais informações para as equipes de segurança, dando a posição do invasor e propondo melhorias com base nos dados adquiridos da tentativa de invasão da rede.

Com acesso a todos os dados aqui expostos, fica fácil se decidir pela Automação com Ansible, pois são muitas as vantagens, mas para tal ação ocorrer, sua empresa precisa de profissionais experientes.

Nesse caso, conte conosco para podermos auxiliá-lo neste passo tão importante para sua empresa. A FábricaDS busca entregar um serviço de qualidade para que nossos clientes se sintam satisfeitos com as soluções que propomos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-