Nuvem Híbrida: Saiba porque as empresas estão aderindo a esse serviço
A tecnologia vem avançando rapidamente e com ela nos trazendo diversos benefícios. Um deles é a nuvem híbrida, que facilitou notadamente o progresso das corporações e meios de trabalho que utilizam as tecnologias para o armazenamento de dados.
Mas o que é a Nuvem Híbrida?
A nuvem híbrida é a denominação para um tipo de armazenamento que, como o próprio nome diz híbrido, é feito entre dois ambientes de computação.
Esses ambientes geralmente são entre uma nuvem privada e uma pública que trabalham juntas para oferecer serviços de computação em nuvem, podendo cada uma ter um objetivo diferente.
Mas para que serve a nuvem híbrida? Ela permite acesso às tecnologias, programas, sistemas e arquivos por meio da internet sem a necessidade de instalar ou armazenar dados localmente.
Compreendendo que na atualidade há empresas com um número gigantesco de dados, programas, arquivos, que precisam ser guardados para uso, manusear o acesso a essas informações pode ser trabalhoso, demandar de tempo, e ocupar um grande espaço físico que poderia ser aproveitado para outra função na instituição. Além do perigo de acontecer algum desastre e perder tudo.
Ainda há negócios- de menor porte- no mercado há anos que utilizam o sistema de armazenamento de dados físico, em fichas de papel. O uso dessa técnica demonstra certa dificuldade com a tecnologia, em conseguir modernizar a empresa e migrar para o sistema de nuvem híbrida.
Seja para a administração e segurança de grande volume de informações, ou mesmo para a modernização do negócio, a nuvem híbrida pode ser a solução.
Hoje, existem empresas qualificadas para auxiliar na implantação e uso do serviço em nuvem, ajudando desde a escolha do tipo de nuvem até a execução, facilitando não apenas a rotina nas corporações, bem como, auxiliando no processo de adaptação e manuseio do serviço.
Com a nuvem híbrida é possível realizar o armazenamento sem ocupar a computação local e sobrecarregar os equipamentos utilizados.
Utilizada por grandes corporações, as quais tiveram significativo avanço tecnológico e lucrativo, pois reduziram custos em diversas áreas, principalmente TI, a nuvem híbrida é considerada um serviço futurista. Pois, através dela é possível expandir os recursos de computação, além de modernizar o negócio, facilitar o acesso e, entre outros, adotar o trabalho remoto.
Tipos de Nuvem
Diferenciada pelo seu alto grau de segurança, a nuvem privada é muito usada para guardar dados, documentos e sistemas considerados sigilosos. Pois, dispensa a preocupação com a perda das informações ou acesso indevido.
Com um custo menor, a nuvem pública conta com um armazenamento compartilhado, gerenciado por um provedor terceirizado que disponibiliza o serviço para vários clientes. Entretanto, os dados ficam ocultos, não permitindo assim que um cliente veja as informações do outro.
Uma das vantagens da nuvem pública é que a manutenção do serviço é de responsabilidade do provedor e não do contratante.
Já a nuvem híbrida é a junção dos dois serviços, podendo utilizar tanto a pública quanto a privada da forma que considerar melhor.
Mas além dessas há outros tipos de nuvem que são conhecidas quanto ao seu modelo de serviços, são:
- Infraestrutura como Serviço (IaaS);
- Plataforma como Serviço (PaaS);
- Software como serviço (SaaS);
A Infraestrutura como Serviço (IaaS) é utilizada na criação de máquinas e memórias virtuais, sistemas, entre outros.
Já a Plataforma como Serviço (PaaS) é utilizada por desenvolvedores na integração de experimentações, aplicações e frameworks.
E por fim o Software como Serviço (SaaS) é utilizado no processo final, como acesso a e-mails e sistemas utilizados em escritórios.
Quais os benefícios da Nuvem Híbrida?
A nuvem híbrida tem sido uma das principais ferramentas tecnológicas nos quesitos inovação, agilidade, segurança e automação. Também reduz gastos e melhora a gestão de TI (Tecnologia da Informação).
Seus principais benefícios são:
- Alto desempenho e garantia de disponibilidade dos serviços;
- Crescimento de processos sem altos custos;
- Melhoria da segurança de dados;
- Possibilidade de personalização;
- Arquivos e aplicações em qualquer lugar;
- Aumento da produtividade;
- Flexibilidade nas estratégias de TI;
- Melhor desempenho de rede;
- Disponibilidade e fácil acesso;
- Extingue o uso de papéis;
- Trabalho remoto;
- Sem extravios de documentos;
- Menos chances de falsificação de assinatura;
- Menor espaço físico na empresa;
- Agilidade na procura de documentos ou arquivos.
As vantagens em utilizar a nuvem híbrida são muitas e a FábricaDS pode te ajudar na implementação desse serviço, pois ela conta com a solução em nuvem usada pelas grandes empresas: a Red Hat.
Com o Red Hat Enterprise Linux, por exemplo, você tem uma plataforma empresarial, certificada com centenas de nuvens que são compatíveis com os mais diversos fornecedores de software e hardware.
Líder no segmento, o Red Hat Enterprise Linux oferece suporte em tempo integral e pode ser usado em sistemas de alto desempenho.
Quer saber mais sobre o Red Hat Enterprise Linux? Entre em contato conosco.