5G e as novas possibilidades com a tecnologia no Brasil

6 minutos para ler

O avanço tecnológico é algo que pode impactar diretamente o nosso cotidiano e trazer inúmeras facilidades, principalmente quando se refere à velocidade, amplitude e estabilidade de conexão. Nesse sentido, a tecnologia 5G — quinta geração de internet móvel — é uma grande novidade que possibilitará essas facilidades, além de inúmeras outras.

Considerando essas informações, este artigo trará o conceito, vantagens e outras informações sobre a tecnologia 5G. Confira a seguir!

O que é a tecnologia 5G?

Como já vimos brevemente, a tecnologia 5G diz respeito à quinta geração de internet móvel, cuja capacidade de transmissão de dados é muito avançada. Nesse contexto, é possível que milhares de dispositivos possam estar interconectados em uma mesma rede, podendo ser executados de maneira remota e com segurança.

Para termos uma ideia, uma rede de wifi não consegue comportar tantas conexões e isso coloca a tecnologia 5G como algo muito benéfico para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) e a evolução da Indústria 4.0.

4G x 5G

A principal diferença entre essas conexões é a velocidade de transferência de dados. Se em um aparelho conectado ao 4G são gastos 54 milissegundos para ser concluído um download de um vídeo cujo tamanho é de 1 GB, conectado ao 5G, levaria, entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 GB. Ou seja, a diferença é uma velocidade 20 vezes mais rápida para os usuários.

Mais dispositivos conectados

Outra característica do 5G é a sua capacidade de suportar uma quantidade muito grande de dispositivos conectados. O 4G suporta uma cobertura de 10 mil aparelhos por quilômetro. O 5G, por sua vez, é capaz de suportar até 1 milhão de aparelhos por quilômetro.

Em um país de grandes dimensões, como o Brasil, por exemplo, esse aumento de cobertura representa a conexão com a internet em áreas que hoje se encontram sem cobertura de sinal.

Quais os benefícios das redes 5G?

Agora que sabemos o conceito e algumas novidades trazidas pela tecnologia 5G, mostraremos os seus principais benefícios. Veja a seguir!

Melhor conexão

O benefício da velocidade de conexão, não diz respeito apenas à agilidade de transferência de dados, abarca também o fato de que mais pessoas podem estar conectadas a uma mesma sem haver perda do sinal.

Em termos práticos, isso significará uma melhor experiência nos estudos e trabalhos remotos, com uma qualidade superior de chamadas de vídeo. Além da ampliação do acesso à telemedicina, melhoria da mobilidade urbana, entre outras vantagens.

Indústria 4.0

Ao que tudo indica, o 5G para as empresas brasileiras representa o passaporte que levará à aceleração e avanço da digitalização no Brasil, que despontará rumo à Indústria 4.0. Isso facilitará a automação e integração de diferentes tecnologias, incluindo inteligência artificial e Internet das Coisas.

Maior produtividade

Com maior velocidade de processamento e sem necessidade de conectar fios à máquina, as atividades podem ser realizadas com mais agilidade, impactando na produtividade. Isso permitirá a conquista de melhores resultados e maior competitividade do nosso mercado em relação ao resto do mundo.

Qual o custo da tecnologia 5G?

Ainda não está evidente qual será o custo da tecnologia 5G no Brasil, no entanto, as médias mundiais sugerem que o valor ficará em média entre 100 e 150 reais mensais, a depender do lançamento da oferta, podendo ser oferecida de modo ilimitado pela operadora.

Ao processar bits mais rapidamente, o custo da tecnologia 5G pode não ser tão alto para o consumidor final, mas há uma coisa que pode aumentar esse custo: é preciso haver dispositivos compatíveis com a tecnologia.

É necessário comprar um celular novo para utilizar o 5G?

Para a maioria das pessoas, provavelmente será preciso um novo smartphone para usar a internet 5G, pois muitos modelos ainda não suportam a tecnologia. Entretanto, já existem smartphones compatíveis, que, atualmente, custam mais caro.

A tecnologia 5G já está disponível no Brasil?

Ministério das Comunicações junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram um dos maiores leilões de radiofrequência da América Latina em novembro de 2021, visando a implementação ampla da tecnologia 5G no país.

No entanto, até hoje, apenas sete cidades dispõem de antenas de tecnologia 5G: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Uberlândia, Uberaba e Franca. A Anatel estima que até o fim de 2022, o 5G provavelmente estará amplamente disponível no Brasil. Além de explorar propostas para 5G, os leiloeiros também devem investir na implantação de redes de fibra ótica em regiões específicas.

Quais países tem tecnologia 5G?

Hoje o 5G já está disponível em inúmeros países, tais quais’: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Suíça, Finlândia, Japão, China, Taiwan, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Kuwait, Austrália, Noruega e Alemanha. A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar o 5G comercialmente, em abril de 2019.

FábricaDS

A inovação tecnológica deve fazer parte da vida das organizações, que precisam buscar nas novas tecnologias, soluções para suas estratégias e para o alcance dos seus objetivos. Nesse sentido, é crucial contar com parceiros empenhados em trabalhar em prol do seu sucesso.

E, a FábricaDS é uma empresa que atua em diversas áreas da tecnologia da informação e oferece soluções criativas para o seu negócio, focando principalmente em:

  • Soluções Open Source: uma solução participativa, custo acessível e inovação constante;
  • Desenvolvimento de Software: integrado a sua necessidade, atendimento personalizado e com capacidade de cobrir do planejamento, levantamento de requisitos a implantação;
  • Soluções em Infraestrutura, com equipe certificada nas soluções mais utilizadas pelo mercado e prontos para desenho da solução mais aderente a sua necessidade;
  • Desenvolvimento Mobile Apps: desenvolvimento de soluções para plataforma Mobile, buscando potencializar os negócios e a aproximação com o cliente.

Conte com a FábricaDS para levar inovação à sua empresa! Entre em contato e saiba mais

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-