Quer desenvolver um aplicativo? Saiba por onde começar

6 minutos para ler

Ter uma ideia única de aplicativo, independentemente dos objetivos que você deseja atingir, simplesmente não é mais o suficiente: o mercado de aplicativos é simplesmente muito competitivo.

Está cada vez mais difícil se destacar e o investimento é grande, tanto considerando seu tempo quanto seu orçamento.

Entrar no estágio de desenvolvimento de aplicativos sem preparação pode resultar em erros caros, frustrantes e prejudiciais à marca. No entanto, se você investir seu tempo para juntar esses blocos, você tornará o processo de desenvolvimento mais fácil e terá muitas vantagens competitivas. Requer algum esforço, mas vale a pena. Pensando nisso, vamos te ajudar com algumas dicas essenciais. Confira agora mesmo!

Pesquise profundamente o seu mercado

O primeiro passo para informar tudo o que você fizer daqui para frente é uma pesquisa de mercado completa. Você precisa conhecer a oferta atual no mercado e usar esse conhecimento para encontrar uma lacuna que seu aplicativo preencherá e fornecerá uma solução nova e completa para o problema que você está resolvendo.

Uma extensa pesquisa de mercado deve ajudá-lo a descobrir:

  • Quem são seus concorrentes?
  • Qual é a estratégia deles?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos
  • O que seus clientes estão dizendo nas avaliações e nas redes sociais?
  • Qual é o seu ponto de venda exclusivo?

Quando tiver as respostas para essas perguntas, você será capaz de evitar os erros de seus concorrentes, dobrar-se nas estratégias que funcionam e definir claramente sua abordagem única sobre o problema e o caminho para resolvê-lo.

Existem milhões de aplicativos disponíveis e esta é a sua oportunidade de garantir que o seu se destaque.

Defina seu argumento de venda e público-alvo

Você consegue articular a finalidade específica do seu aplicativo? Você pode citar sua diferença quanto ao seu site e seus casos de uso específicos? Esta é provavelmente a etapa mais complicada para proprietários de empresas e profissionais de marketing.

Resumir todas as suas ideias em uma ou duas frases de propósito claro é difícil, mas também é uma das etapas principais para garantir o sucesso do seu aplicativo.

Esta é a hora de definir:

  • Qual será a principal funcionalidade do aplicativo?
  • Por que as pessoas iriam querer usá-lo?
  • Qual é o valor agregado em comparação a outros dispositivos?
  • Quais objetivos de negócios isso o ajudará a alcançar?
  • Qual público se beneficiará com isso?
  • O que esse público precisa e deseja?

Ser honesto ao responder a essas perguntas garantirá que você não desperdice funcionalidades em recursos de aplicativos redundantes ou direcione-se a grupos errados de pessoas.

Agora, você também deve estar confiante sobre seu argumento de venda. Se você acidentalmente se encontrasse na frente de um potencial investidor e ele lhe perguntasse sobre seu projeto, como você transmitiria sua missão em apenas algumas frases em menos de um minuto?

Mais uma vez, o foco e a clareza no início do processo podem amplificar seu sucesso de muitas maneiras, portanto, não perca a oportunidade de ser preciso e claro com o propósito do seu aplicativo desde o início.

Escolha entre aplicativo nativo, híbrido e web

Há algumas decisões técnicas a serem tomadas desde o início, e esta é crucial. A escolha entre nativo, híbrido ou um aplicativo da web traz muitas implicações para seu desenvolvimento e manutenção posteriores.

É por isso que é fundamental alavancar sua pesquisa de mercado e o propósito central e a funcionalidade que você acabou de definir, para que você possa tomar a melhor decisão.

As principais diferenças entre aplicativos nativos, híbridos e móveis são:

  • As linguagens de programação em que são incorporadas. Isso afeta e depende de seu orçamento, prazos desejados e experiência disponível.
  • Acesso a APIs de dispositivos nativos. Isso dependerá das funcionalidades do dispositivo que você deseja que seu aplicativo acesse.
  • Método de distribuição. Isso afetará muito a forma como você comercializa seu aplicativo e define suas estratégias de promoção.
  • Suporte multiplataforma. Isso será baseado em seu público-alvo e no mercado que você deseja penetrar; na maioria das vezes, você desejará estar presente na App store da Apple e na Play Store do Android.

Os aplicativos nativos são perfeitos para tarefas pesadas, como jogos ou o uso de fotos, ou vídeos. Por outro lado, os aplicativos da web são melhores para soluções que requerem atualizações fáceis, mas não requerem nenhum acesso às capacidades nativas do dispositivo.

Esses dois tipos situam-se em lados opostos do espectro, com aplicativos nativos sendo mais caros para desenvolver e localizáveis através de lojas de aplicativos, enquanto aplicativos da web são bastante rápidos e de baixo custo para desenvolver, mas você não pode amplificá-los através de lojas de aplicativos ou pedir a seus usuários que os baixem para seus dispositivos.

O melhor dos dois mundos são os aplicativos híbridos: eles usam a mesma base de código para ambas as plataformas, podem acessar os recursos do dispositivo e residem em ambas as lojas de aplicativos. Eles também são a escolha ideal para a maioria dos objetivos e finalidades de aplicativos, incluindo aplicativos de produtividade, utilitários e corporativos.

Depois de decidir sobre o tipo de aplicativo, você alocará seus recursos com muito mais facilidade e planejará todo o seu projeto de desenvolvimento.

Garantir medidas de segurança

Finalmente, você deve incluir uma política de privacidade no caso de seu aplicativo coletar informações confidenciais dos usuários. Esta política deve cobrir quais informações estão sendo coletadas e como são usadas.

A vantagem de dar esse passo tão cedo é ter bastante tempo para obter qualquer consultoria jurídica necessária, bem como planejar e implementar medidas de segurança dentro do aplicativo.

A segurança do seu aplicativo é um de seus pontos principais e você deve garantir que ele seja criado no início do desenvolvimento. Os dados de seus usuários são seu ativo mais valioso e você deve garantir que possui processos em vigor para coletar, manipular e armazenar esses dados, bem como para gerenciar quaisquer riscos de segurança em potencial.

Após passar por essas etapas de preparação, você estará pronto para mergulhar no desenvolvimento do seu aplicativo sem distrações e conduzi-lo a uma implantação e lançamento bem-sucedidos!

Ficou interessado? Entre em contato conosco para saber mais detalhes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-