Chatbots facilitam atendimento online durante a pandemia

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Com a incidência da Covid-19 em uma escala globalizada, muitos empreendimentos são obrigados a transformar a sua forma de fazer negócios. E a tecnologia é uma das estratégias mais eficientes para reduzir os impactos causados aos negócios pela pandemia.

Mediante esses desafios enfrentados pelas civilizações do mundo inteiro, definiram-se novas estratégias para os processos de compra e venda, assim como inúmeras possibilidades de fazer negócio através das plataformas digitais que são capazes de atender os mais variados segmentos.

Mas como aperfeiçoar a forma de atendimento diante de tantas transformações? Neste artigo, você vai saber como os Chatbots facilitam o atendimento online durante a pandemia e como essa ferramenta contribui para o crescimento do seu negócio. Confira!

O que é um Chatbot e como ele funciona para a sua empresa?

Dentre as estratégias utilizadas para minimizar os impactos da pandemia dentro das empresas, estão as plataformas automatizadas. Essas plataformas são desenvolvidas com o uso de inteligência artificial, o que agrega valor para o seu negócio e maior agilidade para a execução dos seus processos e operações.

Essas plataformas digitais contam com ferramentas funcionais e capazes de gerar maior satisfação tanto para os seus colaboradores quanto para os seus clientes. E os Chatbots oferecem essa facilidade de comunicação com o seu cliente nesse momento tão delicado de isolamento e quarentenas.

E como funciona essa ferramenta? Um Chatbot é integrado ao sistema da sua empresa e é através dele que seu cliente consegue entrar em contato com o seu negócio. Ele pode funcionar em modalidades distintas, como por exemplo, com mensagens espontâneas e automatizadas ou por atendimento direto com o seu colaborador.

Esse atendimento acontece quase que instantaneamente reduzindo o tempo de espera do cliente e gerando maior satisfação pela eficiência desse atendimento. Essa forma de atendimento fica disponível aos seus clientes 24hs por dia, o que torna os processos de atendimentos muito mais flexíveis.

Além disso, o gestor da empresa ainda consegue acompanhar esses atendimentos pela plataforma, por relatórios gerados ou mesmo receber as informações em seu e-mail para ter um melhor controle sobre as atividades realizadas nesse canal de atendimento.

Vantagens de Utilizar os Chatbots na sua empresa

Os Chatbots são uma excelente oportunidade de otimizar os seus processos de vendas e tornar as negociações muito mais acessíveis e dinâmicas. Podemos destacar como vantagens, a utilização dos Chatbots para:

– Reduzir o tempo de espera para o atendimento do cliente: essa ferramenta torna o atendimento muito mais dinâmico e instantâneo. Assim, seu cliente não precisa ficar esperando longos períodos para ter retorno de sua solicitação e recebe um atendimento muito mais completo e eficiente.

– Possibilidade de um atendimento personalizado: como utilizam de inteligência artificial para esse perfil de atendimento, um Chatbot conta com inúmeras informações que irão analisar a solicitação do cliente e enviar o retorno conforme a sua necessidade.

– Faz com que a experiência do cliente seja satisfatória: isso porque o sistema identifica as necessidades do cliente e oferece exatamente os produtos que ele deseja consumir. Isso gera maior satisfação ao cliente e garante uma excelente experiência no atendimento.

– Conversão de vendas: uma ferramenta como o Chatbot contribui para o aumento de vendas, pois o atendimento acontece de forma prontificada, prática e muito mais ágil. Sem contar em todas as facilidades que o cliente percebe ao fazer suas compras sem a necessidade de locomoção até o estabelecimento físico da empresa para fazer as suas compras.

Aliás, a praticidade é tanta, que o cliente pode comprar na hora que bem entender sem nenhuma complicação maior. Portanto, é possível contar com um suporte de atendimento como o Chatbots para alavancar os seus processos de vendas.

O Chatbot substitui o atendimento humano?

Um Chatbot não tem a capacidade de resolver todas as questões que, em determinado ponto, devem ser consideradas pela mente humana. As ferramentas tecnológicas também possuem limitações e não conseguem atender a todas as demandas que surgem em um processo de atendimento. Então, a ferramenta é programada para o atendimento, mas quando houver obstáculos para que esse atendimento seja concluído, ele será transferido para o colaborador mais qualificado solucionar.

Nessa perspectiva, um Chatbot é um facilitador nessa comunicação entre cliente e empresa, onde o cliente pode se comunicar através de diversos canais diferentes, como redes sociais ou mesmo whatsapp, por exemplo.

Para aplicar essa ferramenta na sua empresa é preciso preparar os seus colaboradores para esse novo modelo de negócios. Em meio a inovações e a ações modernizadas é essencial que sua equipe receba treinamentos ou cursos de capacitação para aprender a manipular a tecnologia com propriedade e conhecimento.

A tecnologia não está sendo utilizada para a substituição da mão de obra humana, mas para otimizar as atividades de seus colaboradores, gerando novas oportunidades de emprego e maior produtividade para o seu empreendimento. Inovar no mundo dos negócios é essencial para quem desejar se posicionar como um competidor em potencial.

E para isso é preciso de estratégias mais eficientes e assertivas, capazes de trazer o seu público até você promovendo maior fidelização para a sua cartela de clientes. Assim, a tecnologia oferece amplas ferramentas para contribuir, tanto com as fases de atendimento, quanto no que se referem aos processos de gestão de uma empresa.

Aumento de vendas pelo Chatbot

O objetivo de um Chatbot é a sua aplicação como uma estratégia para os processos de vendas de uma empresa. É justamente essa estratégia que, no nosso cenário atual, contribui para a fidelização de novos clientes.

Com isso, é possível utilizar as ferramentas disponíveis no Chatbot para as suas negociações:

Geração automática de boletos digitais para pagamento;

– Atualização e confirmação de compras;

– Verificação e aprovação dos pedidos;

– Aviso dos prazos de entrega.

Além dessas possibilidades, o Chatbot permite realizar uma breve enquete sobre a satisfação do cliente. Essa ação permite estabelecer melhores estratégias e planos de ações para um atendimento mais completo e efetivo.

Se você deseja saber um pouco mais sobre essa ferramenta, entre em contato conosco e converse com nosso time. Nossos atendentes têm as melhores soluções do mercado para a sua empresa.

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