Conheça os melhores bancos de dados não relacionais

Conheça os melhores bancos de dados não relacionais
4 minutos para ler

Para entender qual infraestrutura é a mais indicada para determinado negócio, é importante conhecer os diferentes tipos de bancos de dados disponíveis hoje. Os bancos de dados não relacionais (NoSQL) apresentam soluções mais fáceis para quem precisa tomar decisões na área de tecnologia e para aqueles que diariamente trabalham com grande volume de dados.

O que são NoSQL?

Com o crescimento da internet e das soluções digitais, os conhecidos bancos de dados relacionais passaram a não atender de forma eficaz às demandas das empresas. Estes apresentavam limitações ao se trabalhar com grande volume de dados. Os NoSQL surgiram diante da necessidade de criar um modelo de banco de dados com escalabilidade, capaz de manipular, de maneira uniforme, uma crescente quantidade de informações.

Os bancos de dados não relacionais foram se popularizando por sua capacidade de gerenciar informações semi estruturadas, com diversas origens, o que possibilita escalabilidade mais barata e menos complexa, sem necessidade de servidores robustos ou um grande número de profissionais para seu gerenciamento. Eles armazenam todos os dados juntos. Não há a necessidade, como nos bancos relacionais, de consultar várias tabelas ao mesmo tempo para encontrar o resultado.

Os principais tipos de bancos de dados NoSQL

Há diferentes modelos ou formas de armazenamento de dados nos bancos não relacionais. Eles possuem esquemas de dados flexíveis. Um mesmo conjunto de registros pode possuir formatos diferentes, propriedades diferentes, dentro de um único banco de dados NoSQL e, mesmo assim, não gerar erros no processamento.

Os modelos são:

  • NoSQL orientados a COLUNAS – são os que mais se assemelham aos bancos relacionais, no entanto, ao invés de armazenar os dados na forma de linhas, ele armazena na forma de colunas, onde cada coluna pode ter sub colunas, colunas internas e conter várias propriedades. Modelos principais: Cassandra, Hypertable e MonetDB.
  • Os bancos tipo CHAVE-VALOR – se assemelham a estrutura de dicionário. Todo dado armazenado possui uma chave que o identifica e o valor que ele contém. São ótimos para quando você precisa armazenar grandes quantidades de dados, mas não precisa realizar consultas complexas. Modelos principais: Table Storage, DynamoDB e Redis.
  • Bancos orientados a GRAFOS – grafo é uma estrutura de dados composta por vértices e arestas, onde uma aresta liga dois vértices distintos, indicando que eles estão relacionados de alguma forma. Modelos principais: Neo4j, Infinite Graph e ArangoDB.
  • Bancos orientados a DOCUMENTOS – que armazenam os registros, na maioria das vezes, em JSON ou XML. Possuem, geralmente, poderosas linguagens de consulta. Ótimo para usos gerais. Modelos principais: MongoDB, CouchDB e DocumentDB.

É importante pontuar que alguns desses bancos podem implementar mais de um modelo.

Características de alguns dos principais NoSQL mais utilizados

MONGODB: alta performance, com código aberto. Ele armazena todas as informações em um documento e utiliza um sistemas avançados de agrupamento e filtragem, o que facilita e agiliza as consultas. É um banco adaptável, aumentando seu tamanho a partir da necessidade do volume de dados e quantidade de acessos.

NEO4J: é uma implementação de código aberto e têm vantagens em usos como reconhecimento de padrões e mineração de dados, uma vez que as associações são precisamente declaradas.

AMAZON DYNAMODB: Banco de dados em nuvem, totalmente gerenciado. O desempenho confiável, os modelos de dados flexíveis e a escalabilidade automática fazem dele o modelo ideal para aplicações móveis, de web e jogos.

CASSANDRA: Usa um banco de dados de código aberto, descentralizado e distribuído, onde os dados são armazenados em vários datacenters. É otimizado para cluster e fornece acesso de baixa latência aos clientes.

REDIS: banco de dados de chave-valor mais utilizado no mundo, principalmente pelos desenvolvedores. Armazenamento em memória. Possui um desempenho muito rápido.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato para tirar dúvidas e saber mais detalhes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-