Automação de testes

6 minutos para ler

A automação de testes de software chegou para aumentar exponencialmente a produtividade da indústria da programação. Desenvolver um programa é bastante complexo e repleto de detalhes importantes no código.

A testagem é uma fase fundamental para que o programa seja lançado com o mínimo de falhas possível, e em perfeito funcionamento, sem ela, a experiência do usuário poderia ser gravemente afetada, e até mesmo impossibilitada.

Essa etapa geralmente é a última a ser realizada, mas também há alguns processos que podem ser feitos paralelamente ao desenvolvimento da aplicação.

É aqui que será definido se o projeto está ou não pronto para ser lançado. Realizar todo o processo manualmente pode ser extremamente trabalhoso e demorado, e é para isso que foram criados softwares específicos para essa função.

Existem várias categorias de testes, podemos citar os smoke tests , que servem para identificar falhas graves que possam impedir o funcionamento do software, os testes de caixa-branca e preta e vários outros.

Existem disponíveis inúmeras ferramentas para realizar testes de forma automatizada, otimizando todo o procedimento, dentre elas, é possível citar:

  • Selenium
  • Jmeter
  • Cypress
  • JUnit

Cada uma tem uma função, modo de trabalho, e especificidades. É sempre bom lembrar que é preciso um bom planejamento para melhor adequação e utilização de qualquer ferramenta.

Vamos conferir cada uma das citadas acima de maneira separada para o melhor entendimento do seu funcionamento, confira.

Selenium

Selenium é uma framework gratuita, ou seja, um conjunto de códigos prontos que podem ser implementados. Ele está direcionado para testes de aplicação web pelo browser.

Ele executa tanto testes de funcionalidade, quanto testes de compatibilidade entre diversas plataformas e o browser. Para isso, ele suporta várias linguagens de programação como Java, C# e Python

A Selenium-IDE é uma ferramenta que implementa o JavaScript Functional Test Runner , executando na página a ser testada. Ela trabalha como uma extensão do navegador Firefox , e depende dele para funcionar.

A IDE é compatível com o Firefox até a versão 55 do browser . Há atualmente o projeto para a compatibilidade da IDE com o Google e o Firefox, mas ainda está na fase alpha .

Além disso, ela permite a gravação de scripts , ou seja, ela permite gravar as ações do usuário, com essas “gravações”, é possível executá-las quantas vezes forem necessárias.

Existe ainda o Selenium WebDriver, que torna possível a execução de testes funcionais em diferentes navegadores, porém, com a necessidade do driver do navegador, bem como o caminho desse executável.

Há ainda o Selenium Grid, que possibilita o lançamento do script em várias máquinas ao mesmo tempo, dando um passo além do WebDriver, além do controle remoto.

Jmeter

É uma ferramenta utilizada para testes de performance , que são aqueles que buscam testar como o software se comporta, principalmente com várias ações ao mesmo tempo, o que inclui os testes de carga , que é a quantidade de usuários que o programa suporta simultaneamente e os de stress , que buscam avaliar os limites do código.

Com o Jmeter, numa aplicação web, por exemplo, é possível criar ações que um usuário faria normalmente, então a ferramenta solta um grande número dessas ações ao mesmo tempo, após isso, ele guarda as respostas obtidas, e fornece métricas como resultado.

Além das aplicações web, é possível utilizar o Jmeter para testes de banco de dados, servidores de E-mail e vários outros, como testes para protocolo HTTP, JDBC e alguns outros.

Os avaliações podem ser escritos tanto de maneira manual, como de forma automatizada através de Proxy server.

Cypress

É uma ferramenta que pode ser uma alternativa ao Selenium. De código aberto e de fácil configuração, não é necessário inúmeras bibliotecas para a criação dos testes.

Em comparação ao Selenium, o Cypress é bem mais amigável no que diz respeito à utilização, e curva de aprendizado. Os testes são executados no navegador Chrome, o que pode se tornar uma desvantagem para alguns usuários.

Uma ótima opção para testes end to end , como também para testes de regressão visual, entre outras funcionalidades.

É bem fácil de entender seu funcionamento, e seus scripts são escritos em JavaScript. Com ele, é perfeitamente possível o desenvolvimento de testes junto com o desenvolvimento da aplicação.

JUnit

O JUnit é uma framework que facilita a aplicação de testes unitários em códigos escritos em Java. Permitindo sua implementação fora da organização do código principal.

Os testes unitários são aqueles que são feitos isoladamente quando se tem uma unidade lógica já feita. No java, por exemplo, essas unidades lógicas podem ser identificadas como um método, classe ou até mesmo objeto.

A prática de da realização constante de testes unitários previne principalmente o aparecimento de bugs ocasionados por códigos mal escritos.

O JUnit fornece um conjunto completo de classes para a construção e realização de testes, e ainda em modo console, o que permite a execução deles.

Outras opções

Além dessas que já foram citadas, existem outras como a SoapUI , escrita em java que serve para testar Web Services, o Fortify , que é utilizado para encontrar vulnerabilidades de segurança no código fonte.

Também há o SonarQube , que funciona como um detector de códigos duplicados e possíveis bugs, garantindo uma maior segurança e qualidade no código.

Outro bastante utilizado para realizar testes de aceitação criados baseados no método Behavior-Driven Development , ou simplesmente BDD e o Cucumber .

Existem várias outras ferramentas que estão disponíveis para uso, tanto pagas quanto gratuitas para as mais variadas funções.

A automatização de testes de software já é uma realidade na indústria há algum tempo, já que a complexidade das aplicações só vem aumentando.

Manter-se antenado é fundamental, e evoluir junto com a tecnologia é algo que não pode ser negligenciado, principalmente na velocidade que a tecnologia na era moderna evolui.

FábricaDS é especialista em soluções Open Source, visando sempre o aumento da eficiência e produtividade, entregando um serviço personalizado para cada necessidade. Também atua no desenvolvimento tanto de softwares, como também de mobile apps personalizados.

Se ficou alguma dúvida, ou deseja saber mais sobre os serviços prestados, basta entrar em contato. A equipe está sempre pronta para atender da melhor maneira possível.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-