Pesquisa Red Hat revela tendências mundiais em transformação digital e investimentos na área de TI
A Red Hat, líder mundial em soluções tecnológicas e de código aberto, divulgou a pesquisa Tendências em Transformação Digital e Investimentos na área de TI. Realizado pela nova vez, o estudo ouviu 1703 líderes de tecnologia da informação em todo o mundo, de vários setores. O trabalho teve por objetivo entender melhor em que etapa da jornada de transformação cada companhia está, as suas prioridades de investimento em tecnologia e outras áreas, além dos desafios enfrentados. Mais da metade dos entrevistados trabalha em empresas com receita superior a 100 milhões de dólares.
Pela segunda vez, a segurança liderou a lista de prioridades de orçamento de TI, sendo apontada por 44% dos entrevistados como um de seus principais pontos de investimento. Já no segmento de Transporte e Logística, a segurança ficou atrás das questões relacionadas à infraestrutura em nuvem.
De maneira geral, a segurança esteve como principal prioridade de orçamento em várias categorias, como em infraestrutura de nuvem (segurança de nuvem citada por 42% dos entrevistados), analytics (segurança e integridade de dados mencionada por 45% das pessoas ouvidas) e automação (automação de segurança).
Já com relação à transformação digital, as prioridades tiveram poucas alterações em relação ao estudo anterior. O quesito segurança assumiu o lugar da inovação (19%), sendo seguida por velocidade e experiência. A cultura permanece na última colocação.
Falta de Talentos no Mercado
A dificuldade em contratar profissionais da área de TI não é novidade. E a escassez desses talentos apareceu na pesquisa da Red Hat como uma das barreiras corporativas para a transformação digital.
Embora a estratégia de transformação esteja à frente nas prioridades de orçamento fora de TI, o treinamento de habilidades técnicas/ tecnológicas vem em seguida, junto com treinamento de pessoas e processos.
Transformação Digital e Nuvem Híbrida
Outro dado revelado no relatório é referente à nuvem híbrida, que permanece no radar principal das corporações. E quando falamos em aceleração da estratégia de transformação digital, o setor educacional é um dos que está procurando acelerar o seu processo.
Agora, quando falamos de maneira geral na evolução do processo de transformação nas empresas, os números das companhias que já haviam iniciado essa jornada não demonstraram diferença em relação ao novo levantamento: 12% afirmaram que estavam liderando, 23% acelerando, 31% transformando e 18% começando.
Entretanto, segundo os dados apurados, o número de empresas que disseram estar estagnadas dobrou em comparação ao estudo anterior. Apesar da pandemia ter continuado a ser apontada como uma das razões para a paralisação, outros fatores como finanças e talentos também foram citados.
Influenciadores de Decisão
Entre as perguntas, os entrevistados de várias funções de gerenciamento e tecnologia responderam se eles eram tomadores de decisão ou influenciavam na compra de software, hardware ou nuvem. Fora o já esperado, onde os cargos de alto nível decidem pelas escolhas, 38% dos desenvolvedores disseram que tomaram ou apoiaram a ideia de compra.
E você, o que achou dessa pesquisa? Concorda com o levantamento? Se sim, curta e compartilhe este conteúdo. A FábricaDS é especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas e conta com os serviços da Red Hat.
Entre em contato para conhecer as nossas soluções e promover a transformação digital da sua empresa.