Saiba tudo sobre a orquestração de containers com Rancher

3 minutos para ler

O desenvolvimento de aplicativos empresariais baseados em containers está se tornando o novo normal. A solução auxilia as empresas na qualidade dos procedimentos de desenvolvimento e gestão, além de maior agilidade e praticidade. Mas para melhorar a experiência com essa nova abordagem, o suporte deve ser fornecido pelas plataformas mais avançadas e consagradas para orquestração de containers, como é o caso do Rancher.

O Rancher é uma solução ideal para empresas que desejam criar, implementar e manter soluções de TI baseadas em containers.

De maneira flexível ele pode ser integrado com infraestrutura de computação em nuvem, máquinas virtuais e servidores físicos. É por esta razão que o Rancher é considerado como um dos melhores serviços imprescindíveis nesse segmento.

Quer aprender mais sobre esse sistema e como usar o Rancher para ajudar sua empresa a obter melhores resultados a médio e longo prazo? Continue lendo esse artigo.

Suse e a aquisição do Rancher

Recentemente, a empresa independente de código aberto SUSE anunciou que concluiu a aquisição da Rancher Labs, especializada em gerenciamento de Kubernetes. A CEO da SUSE, Melissa Di Donato, disse: “Nossos clientes deixaram claro que precisam de tecnologia avançada e confiável para acelerar a transformação dos negócios”.

Nesse sentido, a SUSE acredita que por meio de uma poderosa abordagem de software de código aberto modular, os clientes podem contar com a confiabilidade e agilidade incomparáveis para inovar em qualquer lugar, do Data Center a nuvem.

Como funciona o Rancher?

O Rancher tem um diferencial que é a gestão de usuários para o seu ambiente de containers, além de ser uma plataforma de container para empresas que buscam automatizar operações.

Esse sistema pode ser usado para gerenciar serviços em nuvem híbrida e multi nuvem com agilidade e desempenho.

Implementa o Kubernetes

O Rancher é uma solução que implementa os componentes do Kubernetes. O Kubernetes consiste em uma série de componentes, cada um com uma finalidade diferente. Para garantir a separação de funções e flexibilidade do sistema, o K8s usa um conjunto de máquinas para funcionar.

O primeiro é chamado de Node. A função do Node é executar containeres, que encapsulam aplicativos gerenciados por K8s. Quando um aplicativo é implantado em um cluster K8s, o aplicativo será executado em um dos Nodes do cluster. O conjunto de Nodes forma o que chamamos de Workers.

O segundo tipo de nó é etcd. Etcd é na verdade o nome de um banco de dados distribuído, usado para armazenar tudo o que está acontecendo no cluster, incluindo o estado do aplicativo.

Finalmente, o último tipo de nó é o que chamamos de nó mestre. Os principais componentes do Kubernetes são executados neste tipo de nó, como o Scheduler, que é responsável por controlar a alocação de recursos no cluster.

Benefícios adicionais

Uma das maiores vantagens de usar o Rancher para orquestração de containers é o domínio completo por meio de uma interface simples e intuitiva. Através desta interface, você controla todas as funcionalidades inerentes.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-