Como um aplicativo pode ajudar no marketing de experiência? Confira!
Os sentidos são a base para todo o tipo de interação humana. Eles podem remeter a traumas que marcaram a vida de uma pessoa ou a memórias agradáveis, como o perfume de um familiar. O marketing de experiência busca a manipulação das nossas sensações para melhorar o contato com o consumidor, tornando a mensagem mais persuasiva.
Portanto, mais do que convencer, ele busca criar uma micro experiência única cujo objetivo é estimular a lealdade e o apego emocional a sua marca. Para isso, é essencial saber quais são os pontos de contato com o público e pensar em estratégias sensoriais para que eles forneçam experiências memoráveis.
Nesse sentido, os aplicativos podem ajudar bastante, pois são muito mais versáteis que websites, por exemplo. Quer saber mais? Então, acompanhe o nosso post!
Quais são os sentidos que podem ser explorados no mundo digital?
Existem algumas limitações no ambiente virtual, visto que ainda não conseguimos transmitir cheiros e texturas nas telas. No entanto, os aplicativos conseguem trazer muita inovação em relação a sons e visão. Saiba mais a seguir.
Sons
Eles têm a incrível capacidade de amenizar os sentimentos ruins, tanto que, quando estamos estressados, há sempre alguém que recomenda ouvir uma canção calma. No caso do marketing, eles podem incrementar a sua mensagem.
Por exemplo: uma música agitada pode incentivar o seu cliente a comprar determinado produto, ao passo que uma mais calma pode reduzir a tensão da espera por um atendimento. Além disso, as melodias personalizadas ajudarão a compor o branding da sua marca.
Visão
Com os aplicativos, você pode criar experiências visuais incrivelmente inovadoras. Assim, você pode desenvolver animações e transições de tela que guiam o consumidor em toda a sua jornada de compra, permitindo que ele mantenha sua atenção e engajamento até concluir o pedido.
Quais são os benefícios do marketing de experiência?
Proporcionam maior interatividade
Ao contrário das estratégias tradicionais, nas quais o público recebe a mensagem passivamente, o marketing de experiência demanda uma maior interação. Pode-se pedir para que os clientes coloquem fones de ouvido e obedeçam a alguns comandos clicando em elementos da tela, por exemplo. Dessa forma, aumenta-se o engajamento garantindo que eles cheguem até ao final da campanha.
Aproximam o cliente da empresa
Como o marketing de experiência exige uma imersão multisensorial com os materiais, os sentidos ajudarão a criar memórias associadas à campanha. Consequentemente, seus clientes terão muito mais elementos para se lembrar da sua marca, criando uma relação mais afetuosa e menos técnica.
Aprimoram o atendimento
O atendimento é um momento muito delicado para as empresas, pois muitos clientes insatisfeitos resolvem encerrar o relacionamento nesse ponto. À vista disso, faz parte das estratégias de marketing de experiência melhorar essa interação, já que músicas e imagens certas podem reduzir o estresse.
Nesse contexto, disponibilizar um canal de atendimento nos aplicativos pode trazer novas ferramentas para o tempo de espera, além de proporcionar mais agilidade.
Se você quer levar a sua marca a outro patamar, é hora de começar a pensar em utilizar aplicativos para otimizar o seu marketing de experiência. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem sempre novidades no seu contato com a marca. Além disso, a inovação é um valor muito importante para a clientela atual e provavelmente todos os seus concorrentes estão investindo nisso!
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