Por que aumentar a funcionalidade dos softwares da sua empresa?

aumentar a funcionalidade de softwares
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O uso de soluções digitais nas empresas passou por um crescimento gigantesco nas últimas décadas. Mais do que simples mecanismos para otimizar as atividades do dia a dia, elas se tornaram ferramentas capazes de gerar valor para os negócios.

Consequentemente, aumentar a funcionalidade de softwares se tornou uma questão de necessidade.

Entretanto, nem toda empresa dá a devida atenção ao assunto. Para esclarecer a relevância de ampliar a capacidade de ação dos seus recursos digitais, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o uso de softwares e a importância de aumentar suas funcionalidades.

O papel dos softwares no mundo corporativo

As empresas passaram a utilizar softwares por diversos motivos — dos benefícios para a gestão e organização até a criação de produtos digitais (mídias, aplicativos etc.). Entretanto, o papel dessas soluções cresceu significativamente em importância nos últimos anos. Com isso, a estratégia de negócios passou a reconhecer a TI como um setor-chave.

Hoje, as organizações optam por certos softwares de acordo com suas necessidades específicas. Um CRM, por exemplo, oferece um ambiente digital no qual é possível gerenciar todas as compras e vendas da empresa. O ERP, por sua vez, proporciona controle total da companhia, desde a venda até o faturamento.

Entretanto, cada setor ou processo da empresa pode ser otimizado com a implementação de uma solução desenvolvida especialmente para aquela finalidade — é o que a transformação digital vem nos mostrando.

As plataformas mobile, por exemplo, aproximam da companhia os usuários, fortalecendo o atendimento e aumentando o nível de satisfação dos clientes.

Já as lojas virtuais (e-commerces) causaram uma revolução na própria dinâmica do mercado de bens consumíveis e até de serviços.

Atualmente, a comodidade de poder pesquisar e comprar produtos faz com que a ida até a loja se torne uma opção secundária. Até mesmo o atendimento pode ser feito em um sistema omnichannel — via telefone, e-mail, ChatBot etc.

Esses exemplos mostram que o impacto do uso de softwares vai além da simplificação dos processos. Por isso, eles são essenciais para melhorar a saúde financeira dos negócios — o que nos leva à questão da necessidade de inovar constantemente para mantê-los eficientes.

Motivos para aumentar as funcionalidades dos softwares

Tendo em vista que o uso de softwares gera reflexos nos resultados dos negócios, é importante observar que a manutenção das suas funcionalidades se torna uma questão fundamental.

Um software implica uma empresa mais eficiente, pois o mercado e o consumidor mudam o tempo todo, o que exige das empresas a capacidade de adaptação.

Ao aumentar a funcionalidade de softwares, a performance desses sistemas é melhorada. Isso significa, por exemplo, melhor usabilidade para os clientes e mais eficiência nos processos empresariais.

Imagine que sua empresa conte com uma plataforma de e-commerce. Há alguns anos, seu funcionamento era baseado em um cadastro de usuário e em algumas funções para selecionar produtos e criar carrinhos de compras.

Atualmente, funcionalidades como a importação de dados pessoais do celular (ou outros sites) e a compra com um clique agilizaram esse processo.

As empresas que investiram nessa melhoria das funções da plataforma conquistaram um importante aumento das vendas, já que a compra passou a ser realizada com ainda mais rapidez — o que reduz a taxa de desistência. Isso faz com que o setor de vendas se torne mais eficiente e, de quebra, a empresa pode conquistar novos clientes.

Se o software para de evoluir, provavelmente não atenderá as necessidades das novas gerações de clientes. O sistema deve evoluir de acordo com as novas demandas do mercado. Entretanto, isso não significa apenas investir nas interfaces de relacionamento com o cliente.

Dentro da empresa, os softwares também devem melhorar continuamente de acordo com as necessidades dos profissionais de cada área e das oportunidades de mercado.

Se a equipe de Help Desk tem um grande número de chamados para atender diariamente, por exemplo, uma função que automatize a geração de relatórios ajuda a identificar falhas comuns e minimizar a recorrência.

O retrabalho passa a ser combatido com mais força, assim como a burocracia das ordens de serviço é reduzida a um sistema digital mais organizado e acessível. Grosso modo, a transformação digital nos coloca em uma posição na qual todo e qualquer processo pode ser reavaliado.

Assim, por meio da criatividade, eles podem ser melhorados com a adoção de uma tecnologia específica ou com a otimização da já existente.

Como aumentar as funcionalidades dos softwares na prática

Essa é uma tarefa que pode ser executada com tranquilidade, desde que seja bem planejada. O mais importante é ter em mente que, em geral, não basta fazer um brainstorming e sair atirando para todos os lados. O segredo da eficiência está em conhecer o core business da sua empresa e, principalmente, as necessidades do mercado.

Conhecer seu consumidor, seu perfil, seus hábitos e suas preferências é a melhor forma de identificar com rapidez o que pode ser melhorado naquilo que sua empresa oferece. E não estamos falando apenas de um produto, mas da experiência do cliente. Um bom exemplo está ao alcance das nossas mãos.

O smartphone é hoje uma ferramenta extremamente poderosa. Otimizar a interface da sua loja virtual para melhorar a navegação, por exemplo, é uma ação pontual que traz resultados significativos.

Um estudo clássico de mercado fará com que você identifique os pontos a serem melhorados no design e na usabilidade da página para entregar uma experiência mais agradável.

O segundo passo está em, partindo do que você já conhece do mercado, mapear o que seu software já faz e identificar pontos a serem melhorados para alcançar os objetivos que sua empresa estipulou.

A partir disso, o processo entra em uma fase de análise das especificações técnicas necessárias para que as mudanças sejam realizadas: são listados os requisitos, as tecnologias a serem utilizadas, os tipos de linguagem, os componentes etc.

Vale destacar que isso não significa que sua empresa deva investir em uma grande equipe interna de desenvolvimento — é possível contar com parceiros comerciais para esse tipo de iniciativa.

Uma empresa especializada pode levantar as suas necessidades com precisão e desenvolver uma estratégia para que seus softwares sejam melhorados.

Isso pode ser feito por meio da criação de aplicativos e da integração de departamentos, por exemplo. São ações que colocam sua empresa no processo de transformação digital e geram valor para os negócios.

Se quer saber como aumentar a funcionalidade de softwares no contexto específico da sua empresa, entre em contato conosco e fale com quem mais entende do assunto!

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