Entenda por que é relevante conhecer melhor o que é DevOps

6 minutos para ler

Cada vez mais, é preciso que as funções dentro de qualquer empresa, em determinados setores, seja integrada, gerando maior eficiência e melhor capacidade de atuação. Assim, quando os colaboradores se unem para gerar soluções e executá-las de forma conjunta, as chances de o trabalho ser melhor aumentam.

Neste sentido, é normal que conceitos surjam, para serem colocados em prática e ensinados para que as empresas tenham a capacidade de preparar suas equipes para que todos tenham total entendimento sobre como garantir desenvolvimento e execução de projetos.

De forma geral, disso se trata a ideia de DevOps. Neste conteúdo, separamos alguns argumentos para mostrar ao leitor por que é importante entender do que se trata este conceito.

É importante saber o que é, entrando nas razões pelas quais as empresas devem, sim, apostar nesta ideia para aumentar a eficiência nas decisões e nas operações do negócio, principalmente no setor de tecnologia da informação, que é o departamento para o qual a ideia de DevOps foi desenvolvida.

Assim, nosso objetivo é que, ao final deste conteúdo, o leitor se sinta apto a entender do que se trata o conceito e como ele pode ser aplicado de acordo com as intenções de cada empresa em seu setor de soluções tecnológicas.

O que é DevOps

Quando falamos no setor de TI, basicamente há dois segmentos fundamentais para que o departamento funcione: a parte do desenvolvimento, que transforma as ideias em sistemas, gerando inovação e trazendo novos conceitos, e o lado operacional. A operação, por outro lado, trata-se dos profissionais que garantirão a esses sistemas que tenham infraestutura mínima para que as soluções funcionem e estejam sempre disponíveis.

No papel, portanto, há um distanciamento entre ambos no que diz respeito ao que cada um trata diretamente. Muitas vezes, esta barreira diminui a eficiência do trabalho e a comunicação. Para que isso não aconteça, surge a ideia de DevOps.

Com este acompanhamento conjunto das funções, o trabalho melhora e, desta forma, melhores soluções são apresentadas aos usuários, já que nenhuma área fica apartada, fazendo seu trabalho de forma isolada e sem comunicação de qualidade com os demais setores.

Por que é relevante para a empresa conhecer o que é DevOps

Conhecendo do que se trata a ideia de DevOps dentro do setor de TI de uma empresa, fica mais simples entender por que as empresas devem lançar mão deste conceito, melhorando sua forma de atuação interna.

Primeiro de tudo, a ideia de integração é cada vez mais presente. As instituições entenderam que, com unidade e aproximação, os ideais da empresa são melhor empregados. Assim, a questão de cultura empresarial se forma de maneira clara e, com a coesão conquistada com este alinhamento, é possível entregar melhores resultados gerais para os parceiros e clientes.

A comunicação entre departamentos se acelera e, consequentemente, os processos também. A partir disso, os assuntos são tratados com maior proximidade e conhecimento, o que naturalmente fará todos os procedimentos ganharem em qualidade geral. Não à toa, qualquer empresa que se preze tem um setor de relacionamento interno forte nos dias atuais. Ter os departamentos trabalhando de forma unida gera, além de resultados melhores, menor sobreposição de ideias, o que gera economia de recursos e de tempo.

Portanto, a partir da introdução de DevOps, o setor de TI tende a se aproximar, com o setor de desenvolvimento de ideias atuando em ligação direta com a parte mais prática, de resolução de problemas. Logo, se a parte tecnológica entrega melhores conceitos, em conjunto com boas soluções práticas, todo o trabalho melhora.

Sendo assim, o primeiro ponto é: a empresa deve conhecer DevOps para que a integração do setor de TI seja a ideal. Com isso, a tendência é de que a produção melhore e, consequentemente, os resultados do negócio também sejam superiores ao que se via antes da introdução do conceito.

Melhor condição para feedbacks

Além disso, com DevOps, os feedbacks se tornam mais constantes, já que os setores se aproximam durante o desenvolvimento de cada projeto. A parte de inovação conversa com quem transforma ideia em conteúdos práticos e, assim, a tendência é de que o produto final seja baseado em mais pontos de vista, entregando uma solução mais completa.

Quando há a comunicação contínua, eventuais erros são comentados e apontados logo no início do desenvolvimento. Não se perde mais tempo insistindo em coisas que não estejam dando certo ou que possam dar errado no momento da aplicação final. Isso também economiza muitos recursos, porque não há os riscos de investir determinada parte do orçamento em soluções que, no fim, não são úteis para o produto. Com isso, perdeu-se tempo e dinheiro, algo vital para qualquer negócio.

Ou seja, a empresa não corre risco de manter o investimento em projetos que não tenham tanto potencial de acerto e de recepção positiva dos clientes e do público geral. Correções são feitas ao longo da caminhada e, no fim, quando o produto final é entregue, seja qual for seu objetivo, as chances de ele abarcar todos os conceitos de maneira correta são muito maiores.

Simplificação e automatização

Outro aspecto importante para implantação da ideia do DevOps são as automações. O conceito de Pipeline ou Esteira faz parte do objetivo melhorar a qualidade das entregas, bem como do relacionamentos entre os desenvolvedores e a operação. Com uma esteira devida automatizada, podemos ter diversos ganhos, como por exemplo:

– geração automática de releases mediante testes automatizados;

– verificação da qualidade do código em tempo de compilação;

– disponibilização automática de novas versões nos ambientes de desenvolvimento e homologação;

– testes funcionais, unitários e de performance podem fazer parte da esteira.

Com isso, naturalmente as próximas versões serão mais confiáveis, estáveis e performática.

Estas são as razões, portanto, que tornam extremamente relevante para as empresas saber o que é DevOps. Assim, é possível colocar em prática e ter as vantagens citadas.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco para conhecer e saber mais detalhes sobre o que podemos oferecer. Temos certeza de que nossas soluções podem, sem dúvida, resolver os seus problemas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-