Gartner Tendências 2023: 10 principais tendências estratégicas de tecnologia

metaverse
5 minutos para ler

A consultoria norte-americana Gartner apresentou sua lista com as 10 principais tendências estratégicas de tecnologia para 2023. De acordo com a instituição, essas serão as questões que as organizações deverão explorar no próximo ano.

Segundo o estudo, os CIOs e executivos de TI deverão ter uma visão mais ampla, indo além da economia de custos e estar atentos para as novas formas de excelência operacional ao mesmo tempo em que aceleram a transformação digital. Pois, conforme a entidade, essas tendências causarão impactos e oportunidades significativos nos próximos cinco a dez anos

Baseadas em três pilares: otimizar, escalar e ser pioneiro, a pesquisa tem por objetivo demonstrar onde a tecnologia pode ajudar as empresas a otimizarem operações, escalar soluções verticais e entrega de produtos e ser pioneiras com novas formas de engajamento, respostas mais rápidas ou oportunidade.

“No entanto, em 2023, entregar tecnologia não será suficiente. Esses temas são impactados por expectativas e regulamentações ambientais, sociais e de governança (ESG), que se traduzem na responsabilidade compartilhada de aplicar tecnologias sustentáveis. Todo investimento em tecnologia precisará ser compensado com seu impacto no meio ambiente, tendo em mente as gerações futuras”, afirma David Groombridge, Analista Gartner.

Veja abaixo o top 10 das principais tendências estratégicas apontadas pela Gartner:

1. Sustentabilidade

Passando por todas as tendências estratégicas de tecnologia para o próximo ano, a sustentabilidade está entre as três principais prioridades dos investidores, atrás apenas do lucro e receita, conforme pesquisa Gartner feita com CEOs.

Isso significa que as corporações deverão investir mais em soluções pensadas em atender à demanda ESG promovendo assim, um nova estrutura de tecnologia sustentável com  aumento da eficiência energética e material dos serviços de TI, sustentabilidade do negócio  por meio de tecnologias de rastreamento, análise, energia renovável, inteligência artificial e soluções de TI que ajudem os clientes a atingirem suas metas de sustentabilidade.

2. Metaverso

Definido pelo Gartner como um espaço virtual 3D compartilhado criado pela convergência da realidade física e digital virtualmente aprimorada, a entidade acredita que até 2027 mais de 40% das grandes organizações estarão usando uma combinação de Web3, nuvem AR e gêmeos digitais em projetos baseados em metaversos destinados a aumentar a receita.

3. Superaplicativos

Combinando os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema, o superaplicativo deverá ser usado por mais de 50% da população global até 2027.

4. IA Adaptável

Com o objetivo de treinar continuamente modelos e aprender em tempo de execução e ambientes de desenvolvimento com base em novos dados para se adaptar rapidamente às mudanças, os sistemas de inteligência artificial adaptável usam os feedbacks em tempo real para mudar o aprendizado e ajustar metas.

5. Sistema Imunológico Digital

Combinando informações baseadas em dados sobre operações, testes automatizados e extremos, resolução automatizada de incidentes, engenharia de software nas operações de TI e segurança na cadeia de suprimentos de aplicativos para aumentar a resiliência e estabilidade dos sistemas, o sistema imunológico digital deverá reduzir em até 80% o tempo de inatividade do sistema até 2025.

Essa redução trará maior receita para as empresas que estão procurando novas práticas e abordagens para que suas equipes possam agregar maior valor ao produto.

6. Observabilidade Aplicada

Os dados observáveis mostram as informações digitalizadas como logs, rastreamentos, chamadas de API, tempo de permanência, downloads e transferências de arquivos que aparecem quando uma pessoa executa uma ação.

A observabilidade reúne e atualiza essas informações permitindo a aceleração na tomada de decisões organizacionais.

7. Confiança, Riscos e Segurança da IA

Pesquisa Gartner realizada nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha mostrou que 41% das organizações sofreram uma violação de privacidade ou incidente de segurança por inteligência artificial. O estudo revelou ainda que, as organizações que gerenciavam ativamente o risco, privacidade e a segurança da inteligência artificial obtiveram melhores resultados.

Por isso, as empresas deverão implementar novos recursos para garantir a confiabilidade, segurança e proteção dos dados.

8. Plataformas de Nuvem

Segundo o Gartner, até 2027 mais de 50% das empresas usarão plataformas de nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios.

9. Engenharia de Plataforma

Voltada para a construção e operação de plataformas internas de desenvolvimento de autoatendimento para entrega de software e gerenciamento do ciclo de vida, a engenharia de plataforma tem por objetivo otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega de valor ao cliente.

Para o Gartner, 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma até 2026 e 75% delas incluirão portais de autoatendimento para desenvolvedores.

10. Realização de Valor sem Fio

Até 2025, de acordo com o levantamento Gartner, 60% das empresas estarão usando cinco ou mais tecnologias sem fio simultaneamente.

 

Fonte: Gartner

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-